Um dos benefícios mais esperados pelos brasileiros é a aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Entretanto, muitos trabalhadores não sabem como calcular os anos que lhes restam para serem beneficiados.
É importante salientar que a solicitação e a consulta do benefício podem ser feitas de forma rápida, por meio remoto. Dessa forma, continue acompanhando e confira o passo a passo de como realizar o procedimento.
Os cidadãos que desejam se aposentar devem estar atentos ao tempo que lhes restam para poder solicitar o benefício. Isso pode evitar atrasos na concessão do seu pagamento.
O INSS oferece diversos serviços por meio da plataforma “Meu INSS”, como a calculadora que simula o tempo que resta para o recebimento da aposentadoria. Por meio do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), a ferramenta consulta os dados do trabalhador e realiza a simulação do pagamento do seu benefício.
É importante salientar que o cidadão deve verificar se todas as informações constadas no Extrato Previdenciário CNIS estão corretas, para evitar qualquer tipo de erro na realização do cálculo.
O procedimento é simples e pode ser feito por meio do seu celular. Confira abaixo o passo a passo:
Caso tenha interesse, o resultado da simulação pode ser baixada em PDF. A calculadora indica o resultado com base na soma da idade e tempo de contribuição.
Além da simulação, a aposentadoria pode ser solicitada pelo sistema Meu INSS. Portanto, veja como fazer:
A apresentação de alguns documentos é obrigatória durante a solicitação das aposentadorias, independente de qual categoria seja. Confira a relação a seguir:
Para aposentadorias mais específicas, como a por incapacidade permanente, será necessário ter em mãos alguns documentos referentes às especialidades, como:
Em caso de dúvidas ou para mais orientações, o segurado pode entrar em contato com a central telefônica do INSS, no número 135.