Economia

Dinheiro esquecido em bancos: saiba como resgatar

O Banco Central (BC) liberou para o primeiro lote de pagamentos dos valores esquecidos cerca de R$ 4 bilhões. A expetativa é que o montante contemple 28 milhões de pessoas, sendo 26 milhões físicas e 2 milhões jurídicas.

No entanto, segundo informações da instituição, até o momento, das 28 milhões de pessoas com direito aos valores nessa primeira etapa, apenas 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas realizaram a consulta.

Veja também: Caixa anuncia empréstimo para negativados de até R$ 3.000

Resgate dos valores esquecidos

Os períodos para os saques já foram definidos e podem ser consultados no calendário divulgado pelo Banco Central. Vale ressaltar que a ordem segue o ano de nascimento do cidadão ou de criação da empresa. Confira:

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 11/03/2022 07:00 12 de março
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19 de março
Após 1983 21 a 25/3 26 de março

 

Segundo o BC, o cidadão precisa se atentar ao horário de agendamento informado que pode ser das 4h às 14h ou das 14h às 24h.

Dinheiro esquecido

Nesse primeiro lote, os cidadãos e as empresas receberão valores de diversas operações bancárias, sendo elas:

  • Conta poupança ou corrente encerradas com saldo;
  • Cotas de capital a devolver;
  • Débitos cobrados de maneira indevida;
  • Recursos esquecidos após encerramento de consórcios;
  • Devolução de tarifas cobradas indevidamente;
  • Consulta e resgate dos valores

Com relação a consulta dos valores, é bem simples, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site;
  2. Caso seja pessoa física informe o seu CPF e a data de nascimento;
  3. Caso seja empresa preencher o CNPJ e a data de abertura da empresa.

Ao realizar a consulta, caso tenha direito a valores esquecidos, o sistema informará uma data e hora para que você possa voltar no site e verificar a quantia e solicitar o resgate.

Lembrando que para sacar os recursos é preciso ter uma conta gov.br nível prata ou ouro. O cidadão ou o empresário pode solicitar que o pagamento seja realizado via PIX, através da aba “Solicitar por aqui”.

Para isso, basta informar a chave PIX da sua titularidade e aguardar o prazo para que o dinheiro caia na sua conta. Segundo o BC, as transferências pelo sistema de pagamentos instantâneos devem ser efetuadas em até 12 dias úteis.