Muitos são os trabalhadores que tinham planejado em seu orçamento o valor de R$ 1.045 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Porém, os beneficiários tomaram um susto nos últimos dias. Acontece que o cadastro do fundo, incompleto, impossibilita o depósito em contas da poupança digitais.
A Caixa Econômica Federal, que tem a responsabilidade pelos pagamentos do FGTS, não revelou o número de pessoas que ainda não receberam. Até então, somente orientou que quem não conseguiu abrir conta poupança digital por falta de informações, como o endereço atual, data de nascimento, nome da mãe, deve procurar atualizar as informações.
Inicialmente, quando foram divulgadas as datas de pagamento, a Caixa não alertou sobre a possibilidade de inconsistências no cadastro, impossibilitando, assim, o recebimento.
O banco disse apenas que a abertura de contas digitais seria de forma automática. Sendo assim, devido ao impasse, o Banco instrui os trabalhadores a verificarem a situação do saque emergencial no aplicativo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS.
No aplicativo é possível conferir a situação e realizar as devidas atualizações.
O procedimento para receber R$ 1.045 na poupança digital pode ser feito a qualquer momento pelo usuário. Até então, somente se faz necessário o acesso ao aplicativo, selecionar a opção “saque emergencial”, preencher os campos que se pede e autorizar a abertura da conta no seu nome.
Quem ainda aguarda pelo recebimento, somente com a atualização dos dados resolve o problema. Para quem já estava na expectativa de receber nas próximas semanas, o Banco diz que será marcada uma nova data, sendo possível acompanhar pelo aplicativo.
Até o momento, receberam os R$ 1.045 do FGTS trabalhadores aniversariantes de janeiro, fevereiro e março.
O banco informou ainda que existe três formas de consultar o cadastro:
“A mensagem apresentada ao trabalhador informa se há necessidade de atualização do cadastro, que deve ser realizada pelo App FGTS, sem a necessidade de comparecer em uma agência. Com o cadastro atualizado, o crédito será programado para ocorrer na data prevista no calendário divulgado”, afirmou a Caixa.
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