O WhatsApp possui um ótimo recurso para auxiliar um usuário a ter a localização de um contato. Para utilizá-lo, é preciso apenas permitir que a ferramenta compartilhe informações com o seu GPS.
Cabe salientar que a funcionalidade dispensa qualquer instalação de outro aplicativo ou programa de extensão. Neste caso, é necessário apenas permitir nas configurações a opção de rastreio e localização.
Veja também: WhatsApp prepara aplicativo completamente novo; veja as primeiras imagens
O recurso permite que alguém seja rastreado pelo WhatsApp pelo prazo de 15 minutos, uma hora ou até oito horas. Isso porque, o GPS envia localização em tempo real, porém desde que o aparelho continue conectado à internet. Veja como utilizar a função em cada sistema operacional:
Enviar localização no Android
Enviar localização no iOS
Diante as orientações, vale ressaltar que só é possível acessar a localização de algum contato caso a informação seja compartilhada com você. O rastreio sem a permissão do usuário é considerado crime devido a invasão de privacidade.
No início deste mês, o WhatsApp, principal aplicativo de mensagens do país, deixou funcionar em alguns aparelhos, inclusive aqueles com sistema operacional Android 4.0.4 e versões mais antigas.
O bloqueio já vinha sendo anunciado pelo próprio site do aplicativo. “A partir do dia 1º de novembro de 2021, o WhatsApp não será mais compatível com aparelhos Android com o sistema operacional 4.0.4 e versões anteriores”, disse o aviso.
Para que os usuários continuem tendo acesso ao aplicativo de mensagens, será necessário atualizar o sistema do celular para uma versão mais recente ou trocar de dispositivo. Veja quais aparelhos ainda podem operar a plataforma.
Segundo o WhatsApp, a falta de operação do aplicativo nos respetivos sistemas é justificada pela atualização e verificação de uso. Sendo assim, com o lançamento e utilização de celulares mais novos, o sistema deixa de ser compatível em aparelhos com menos usuários.
“É uma prática padrão para empresas de tecnologia não manter o suporte para modelos de hardware e software mais antigos e cada vez menores, por tempo indeterminado, a fim de usar esses recursos para oferecer suporte a sistemas operacionais novos e em crescimento”, afirmou o WhatsApp.