A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) divulgou o esquema de funcionamento das instituições financeiras no fim de ano. No dia 24 de dezembro (terça-feira), as agências vão abrir em horário especial, apenas pela manhã, para atendimento ao público. Nos estados com horário igual ao de Brasília, o funcionamento será das 9h às 11h. Aqueles com diferença de uma ou duas hora em relação ao Distrito Federal vão abrir das 8h às 10h.
Além disso, o último dia útil do ano para atendimento ao público com expediente normal será 30 de dezembro. No dia 31 (terça-feira), as instituições financeiras não funcionarão para atendimento. O mesmo valerá para os feriados de Natal (25 de dezembro) e Confraternização Universal (1º de janeiro).
Neste final de ano, os bancos e serviços de proteção ao crédito promovem mutirões para renegociação de dívidas com desconto de até 98%. Além disso, novos parcelamentos e redução da taxa de juros são feitos pelas instituições financeiras.
Entre os serviços, estão SPC e Serasa, enquanto entre os bancos estão estão Banco do Brasil, Caixa, Itaú, Bradesco e Santander.
Datas: 21 de novembro a 15 de dezembro.
Locais: 11 capitais (São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife, Goiânia, Cuiabá, São Luis, Teresina, Rio Branco e Manaus) e quatro cidades do interior do país (Feira de Santana – BA, Ibirité – MG, Pato Branco – PR e Santo Antônio da Platina – PR).
Parceiros: mais de 120 empresas, entre bancos, consórcios, operadoras de telefonia, construtoras e supermercados.
Condições: até 98% de desconto e negociação do parcelamento.
Datas: até 6 de dezembro
Locais: agências e canais de atendimento online.
Condições anunciadas: descontos de até 92%, prazos que podem chegar a 120 meses e com até 180 dias de carência. O Banco do Brasil também oferece, promocionalmente, taxas de juros até 14% menores para as operações de renegociação. Podem participar os clientes pessoa física que possuam operações de crédito vencidas, independentemente da faixa de renda, e com mais de 30 dias de inadimplência.
Datas: até 6 de dezembro
Onde: todas as 516 agências no país e pelo site.
Condições anunciadas: descontos de até 90% para pagamentos à vista; parcelamento em até 96 meses e taxa de juros a partir de 0,69% ao mês.
Datas: de 2 a 6 de dezembro.
O banco ainda não divulgou detalhes do mutirão.
Datas: de 2 a 6 de dezembro.
Locais: nas agências, nos caminhões da adimplência (Araraquara/SP, Pelotas/RS, Araguari/MG e São Luís/MA) e nos canais remotos de atendimento.
Condições anunciadas: os clientes podem quitar dívidas em atraso há mais de 1 ano com até 90% de desconto para pagamento à vista, além de unificar os contratos em atraso, parcelar em até 96 meses, realizar uma pausa no pagamento de até uma prestação e renegociar o parcelamento. As condições variam de acordo com as características do contrato e o tipo de operação.
Datas: até 6 de dezembro.
Locais: nas agências, central telefônica e canais de atendimento online. Condições anunciadas: taxas reduzidas, a partir de 1,99%, para débitos com mais de 90 dias de atraso. Prazo de até 30 dias para o pagamento da primeira parcela. Quem for pessoalmente renegociar pode obter desconto de até 90% nas dívidas com atraso superior a um ano, ter a opção de pagamento da dívida renegociada em até 6 vezes, com parcelas fixas, ou parcelamento em até 60 meses.
Datas: até 6 de dezembro.
Locais: os locais serão divulgados no site oficial.
Condições anunciadas: clientes com atrasos de até 60 dias terão reduções nas taxas de até 20%. Para acordos com atrasos acima de 60 dias, descontos de até 90% no valor total da dívida.