Dicas - Concursos Públicos

Saiba como estudar português para Concursos Públicos

Entre os assuntos de maior reprovação em Concursos Públicos figuram aqueles referentes à língua portuguesa, por esse motivo, os candidatos devem se dedicar mais cuidadosamente ao estudo desses assuntos. Nesse sentido, apresentamos algumas maneiras para você estudar português para Concursos Públicos.

Entre os assuntos que mais caem nas provas de português estão os seguintes temas: interpretação textual; acentuação gráfica; regência; emprego da crase e concordância verbal e nominal.

Assim, considerando os principais temas, temos quatro recomendações de como você deve estudar para a sua prova. Confira abaixo!

Português para Concursos Públicos

1 Muita leitura!

Sim, a leitura é indispensável no estudo da língua portuguesa. Desse modo, para estudar para as questões de leitura e interpretação de texto, você deve ler muito!

Recomendamos que você priorize textos que obedeçam as normas gramaticais, pois essas são comumente exigidas nas provas. Assim, você deve focar na leitura de textos jornalísticos de plataformas renomadas, bem como na leitura de livros impressos ou de artigos de divulgação científica, por exemplo.

A leitura desses textos possibilitará a familiarização com a linguagem formal que é empregada e cobrada nas provas.

2 Cursos de curta duração

Há candidatos que finalizaram os estudos da educação formal há muitos anos, de modo que as classificações e regras referentes à gramática normativa da língua já não estão tão claras. Se esse for o seu caso, investir em cursos ou em aulas particulares pode ser uma opção para relembrar os assuntos em detalhes.

Ao contratar um professor, você pode pedir que ele direcione as aulas de acordo com os assuntos que geralmente são cobrados pelos editais. Há, contudo, uma opção mais em conta, que é investir em cursos específicos para língua portuguesa.

Desse modo, recomendamos, por exemplo, investir em cursos de curta duração que você possa realizar on-line. Veja aqui algumas opções.

3 Uso de materiais específicos

Além de cursos gratuitos, a internet proporciona muitos materiais de estudo gratuitamente. Recomendamos que você faça uma seleção cuidadosa e priorize o uso de materiais criados especificamente para concurseiros.

As gramáticas produzidas com foco no português para Concursos Públicos costumam apresentar, por exemplo, questões de provas anteriores e explicações detalhadas do gabarito. Logo, são melhores para o seu estudo, mesmo que você tenha que investir algum valor na compra desses materiais.

Veja Dicas de gramáticas para estudar para Concursos Públicos.

4 Fique atento aos usos da língua

Há muito os usos da língua são reconhecidos em provas formais. Desse modo, apesar de ser exigido do candidato o domínio da escrita formal e das normas gramaticais, há algumas questões que exigem conhecimento quanto aos diversos usos da língua.

Manter-se atento às variações e aos usos pode ajudar e muito no seu processo de aprendizagem, na identificação das incorreções gramaticais, por exemplo, ou na valorização das variedades da língua.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!

Veja questões de Concordância verbal e nominal aqui.
Dicas de semântica: como é cobrada a polissemia em Concursos Públicos.