Até a última sexta-feira, 17, mais de 16,6 milhões de pessoas receberam o auxílio emergencial. Mas nem todos receberam o dinheiro ainda: muitos reportam estar com o cadastro ’em análise’ há mais de cinco dias – prazo estipulado pela própria Caixa Federal.
De acordo com a Instituição, até 20 de abril, 24 milhões de pessoas terão recebido o valor. Porém, alguns candidatos não receberam o valor ainda, por conta de falhas durante o cadastro.
Entre as queixas relatadas aqui no Notícias Concursos, estão as de uma leitora, que diz: “O meu também está a 2 semanas em análise, na TV falam uma coisa, mas na realidade é outra!! Vi vizinhos meus que têm dinheiro e já receberam e a gente que realmente precisa ainda está em análise.”
E um leitor ainda comenta: “Fiz nos primeiros minutos e pelo que vi, todos que fizeram nos primeiros 20 minutos ainda está em análise… Sendo que pessoas que fizeram às 11 da manhã já tem 4 dias q recebeu… Minha vizinha fez ontem 16h e 5 da manhã de hoje já deu o aprovado dela.”
Outras queixas também variam entre a demora de receber uma resposta até a dificuldade de tirar dúvidas sobre a situação.
Quando o programa de auxílio emergencial foi lançado pelo governo federal, a Caixa informou que o beneficiário receberia o depósito na conta em até cinco dias úteis, após aprovação. Porém, trabalhadores afirmam que a espera já passou desses cinco dias.
Algumas pessoas ainda estão com o cadastro em análise, outras que já tiveram o cadastro aprovado, ainda não receberam, como Alan Souza, de Brasília (DF), diz que foi aprovado para o auxílio emergencial no dia 16 de abril, mas o valor não foi depositado na sua conta digital da Caixa. “Já liguei em todos telefones da Caixa, ninguém informa nada. Preencho todas as exigências do programa, porém a Caixa não efetuou o pagamento nem sequer solta alguma nota informando quando irá disponibilizar o valor”, relata Souza.
A Caixa afirma que os cinco dias úteis são uma estimativa e que a data de crédito do benefício na poupança ou conta é diferente da data de aprovação no site ou aplicativo, “por isso, recomenda-se acompanhar pela mídia ou site auxilio.caixa.gov.br o cronograma de depósitos em conta”.
Uma coisa interessante é que, analisando o comentário do leitor já citado, que falou sobre a vizinha que fez o cadastro depois dele e já recebeu, é que pode se concluir que ele fez o cadastro às pressas, e pode ter preenchido dados incorretos, levando assim à uma análise mais demorada. Como a Caixa não permite (ainda) corrigir os dados, o cadastro pode ficar preso ’em análise’ por mais tempo do que deveria.
Para evitar demora na aprovação do auxílio, é muito importante fazer o cadastro prestando bastante atenção e revisando os dados informados. Mas se você suspeita ter errado no cadastro, o que fazer?
É possível resolver sim, este problema. Suspeita-se que muitas pessoas colocaram dados errados no cadastro, levando à atraso na análise. Até o momento não é possível corrigir os dados direto no aplicativo nem no site, porém, a Caixa Federal informa:
“Após o recebimento da análise efetuada pela Dataprev dos cadastros, caso necessário, será liberada funcionalidade para o cidadão efetuar edição de dados”.
Ou seja, sim, é possível corrigir os dados incorretos. Em outras palavras, é possível tentar novamente. Porém, a correção dos dados só será liberada depois de feita a análise dos dados já cadastrados.
Algumas pessoas nem mesmo conseguem se cadastrar. Por exemplo, para poder receber o benefício, o trabalhador tem que estar com seu CPF em ordem. Qualquer pendência vai aparecer no cruzamento de dados e pode inviabilizar o pagamento do auxílio.
Porém, há trabalhadores que afirmam estar com o CPF regular e não conseguem ter acesso ao benefício do governo federal.
Antônio Luís Rodrigues Paulino conta que está desempregado há três anos e tentou diversas vezes fazer o cadastro do auxílio emergencial, sem sucesso. “Dá que meus dados não conferem com a Receita Federal, sendo que tá tudo ok com meu CPF”, relata.
A Receita Federal recomenda insistir e tentar novamente “em diferentes períodos do dia”. Tentar à partir das 22h pode ser a solução, pois a partir desse horário há menos acessos. Segundo a Receita, o aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial apresentou um volume excessivo de acessos, que pode ter impedido o cadastramento de muitos beneficiários.
“Persistindo a impossibilidade na habilitação por pendência no CPF no aplicativo da Caixa, verifique se o seu CPF encontra-se na situação “Regular” por meio da consulta no site da Receita Federal”, orienta.
Outra mensagem que o trabalhador pode encontrar ao tentar se cadastrar para o auxílio emergencial é: “Erro. CPF na base do Cadun”. Essa mensagem indica que o candidato já está na base de dados do governo e vai ser automaticamente analisado para participar do programa.
Quem recebeu o benefício através do CadÚnico pode consultar o saldo e movimentar a grana pelo aplicativo Caixa Tem. Basta informar o CPF.
O auxílio emergencial depositado na conta poupança digital da Caixa precisa ser movimentado no prazo de 90 dias, ou vai retornar para o governo federal.
Não é possível fazer cadastro, nem corrigir dados do cadastro, nem sacar o valor do auxílio emergencial através das agências da Caixa.
Se tiver dúvidas sobre qualquer parte do procedimento para o recebimento do auxílio emergencial, é preciso consultar site, aplicativo ou os telefones 111, da Caixa, e 121, do Ministério da Cidadania. A ida até uma agência do banco não é recomendada, e pode expor o trabalhador a longas filas e ao risco de contágio do coronavírus.
São três calendários de pagamento diferentes:
O auxílio emergencial vai ser pago para os trabalhadores informais, desempregados, contribuintes individuais do INSS e MEIs. Saiba como deve ser o calendário de pagamento para todos os trabalhadores que têm direito ao auxílio:
Será paga da seguinte forma:
Vale lembrar que, a partir desta parcela, os pagamentos serão realizados conforme o mês do aniversário do trabalhador, informou a Caixa. Será paga da seguinte forma:
O benefício será pago por três meses e pode ser prorrogado caso a crise do novo coronavírus se estenda.
1) Erro no preenchimento de dados
Na hora de preencher as informações no site ou no aplicativo da Caixa para pedir o auxílio emergencial é preciso ter muita atenção. Uma informação incorreta ou incompleta pode fazer o sistema negar o benefício.
Como corrigir
Se esqueceu ou preencheu errado algum dado, é preciso esperar o primeiro pedido ser analisado para tentar novamente. A Caixa afirma que está trabalhando para disponibilizar a edição de dados para quem já teve o pedido analisado.
Depois de preencher o cadastro, o programa da Caixa mostra o resumo dos principais dados. Aproveite esse momento para conferir atentamente. Se alguma informação estiver incorreta, volte para corrigi-la antes de enviar o pedido.
2) Resposta que não chega
Se você já estiver cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único) até 20 de março de 2020 ou recebe o Bolsa Família, será feita uma análise automática. Se cumprir os requisitos do auxílio emergencial, vai receber o valor de acordo com calendário anunciado e na conta informada.
As famílias beneficiárias do Bolsa Família vão receber uma mensagem específica no extrato de pagamento, com informações sobre o recebimento do auxílio. Os demais trabalhadores devem acompanhar o site ou o aplicativo do programa, na opção “Acompanhar Solicitação”, para conferir o resultado da análise ou verificar na conta informada no aplicativo ou na conta poupança social digital da Caixa se o crédito foi depositado
O que poderá aparecer
Em Análise
Aprovado
Reprovado
A Caixa informa que a data de crédito do benefício na poupança ou conta é diferente da data de aprovação no site/app, por isso, recomenda acompanhar pela mídia ou site auxilio.caixa.gov.br o cronograma de depósitos em conta. Outra opção para verificar se teve o auxílio concedido é pelo telefone 111, disponível de 7h às 21h, todos dias.
Atenção! Se você receber o auxílio emergencial na conta poupança digital da Caixa, e não movimentar a conta no prazo de 90 dias, o valor do auxílio retorna para o governo federal.
3) CPF consta como inválido
Quem tenta fazer o cadastro no site ou no aplicativo da Caixa e é informado de que o CPF está inválido, pode consultar suas informações no site da Receita Federal, pois os dados inseridos no aplicativo e no site devem estar iguais aos que estão na base da Receita.
As mães chefe de família precisam informar os dados dos filhos e netos, incluindo o CPF, para receber o auxílio.
Como corrigir CPF inválido
Se você regularizou ou atualizou os dados do CPF recentemente, aguarde, pelo menos, três dias e tente novamente fazer a solicitação do auxílio
Se o seu CPF está irregular, consulte o site da Receita Federal para fazer a regularização
CPF com dados errados (para pessoas físicas que mudaram de endereço, alteraram o nome seja por razões de casamento ou divórcio, precisam informar sua naturalidade, ou precisam corrigir alguma informação cadastrada)
CPF suspenso
Para quem ainda não tem CPF
Para atender aos beneficiários do auxílio emergencial, a Receita Federal está realizando a inscrição no CPF para pessoas de qualquer idade por e-mail e de forma gratuita.
No estado de São Paulo, quem precisa tirar o CPF ou fazer o documento para os filhos, deve enviar o pedido e os documento para o email atendimentorfb.08@rfb.gov.br
4) Serviços indisponíveis
Desde o lançamento do auxílio emergencial, interessados no benefício relatam dificuldades em acessar site, aplicativo e telefone de dúvidas do programa e no Caixa Tem, a conta-poupança digital da Caixa.
A instabilidade foi reconhecida pela Caixa, que afirma estar implementando melhorias para melhorar o atendimento, ampliando a capacidade de acessos simultâneos.
Atendimento ao cidadão: 0800-7260207
De segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 10h às 16h
Suporte Tecnológico a aplicativos e site: 3004-1104 (capitais e regiões metropolitanas)
0800-7260104 (Demais regiões)
SAC Caixa: 0800-7260101
De segunda a sexta-feira (dias úteis), de 9h às 21h e sábado, de 9h às 15h
Ouvidoria Caixa: 0800-7257474, para reclamações não solucionadas.
O atendimento ocorre em dias úteis, das 9h às 18h.