O pagamento do PIS/PASEP ano-base 2019 está sendo concedido desde o mês de julho de 2020 e segue até esta quarta-feira (30). Os trabalhadores em regime CLT podem realizar uma consulta para saber da sua situação em relação ao benefício, se tem direito ao pagamento e, ainda, qual o valor disponível para saque.
O abono salarial é disponibilizado todos os anos para os trabalhadores que ser encaixam nos requisitos estabelecidos pelo Governo. Conferindo aos critérios, é possível sacar até um salário mínimo de acordo com tempo de serviço.
O benefício integra dois projetos diferentes, sendo o PIS, o Programa de Integração Social e o Pasep, o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público. Da mesma forma, o público alvo de cada um é diferente.
O pagamento do PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e pago pela Caixa Econômica Federal. Sendo assim, o abono é depositado na conta corrente da Caixa, no entanto, caso não possua, a instituição realiza o depositado na conta Poupança Social Digital do Caixa Tem.
Já o PASEP, é voltado para os funcionários públicos e é distribuído pelo Banco do Brasil. Neste caso, o benefício é depositado na conta corrente do BB. Mas, caso o trabalhador não possua conta corrente na instituição, é possível resgatar o abono apresentando um documento de identificação em uma agência.
Os servidores públicos podem consultar o Pasep conferindo a conta do Banco do Brasil. Caso não possua conta, outra alternativa é ir até uma agência do BB com um documento de identificação, ou ainda, acessar o aplicativo ou site do banco na área BB Pasep.
Para os trabalhadores da iniciativa privada, podem consultar o PIS de quatro maneiras: