O abono salarial do PIS/Pasep é um benefício destinado aos trabalhadores com carteira assinada. Os pagamentos são de responsabilidade de duas instituições financeiras, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, sendo uma gerenciadora do PIS e a outra do Pasep, respectivamente.
Veja também: Revisão do PIS PASEP: Saiba quem tem direito e como solicitar
O PIS (Programa de Identificação Social) é direcionado aos trabalhadores de empresas do setor privado. Enquanto o Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é viabilizado aos servidores de instituições e órgãos públicos, bem como militares.
Vale ressaltar que, como o gerenciamento do benefício é diferente conforme o âmbito de trabalho do cidadão, para consultar o valor do benefício também é necessário acessar os canais dos respectivos bancos. Confira como a seguir.
Atualmente a principal maneira de consultar o extrato do PIS é através do aplicativo Caixa Trabalhador. Veja o passo a passo:
Além desse meio, também é possível acessar as informações pelo próprio site da Caixa. Basta inserir os seus dados trabalhistas e conferir quanto irá receber no próximo pagamento.
As informações relacionadas ao Pasep devem ser consultadas no Banco do Brasil. Para os trabalhadores que já são clientes da instituição, basta utilizar o número final da matrícula. Para isso:
O valor do benefício é calculado proporcionalmente ao tempo de exercício do trabalhador no ano de apuração. Neste caso, quanto mais meses o cidadão trabalhar maior será a quantia que receberá, respeitando o limite de um salário mínimo. Confira as projeções considerando o R$ 1.100 atual:
No entanto, para ter acesso ao abono salarial o trabalhador precisa: