A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na versão digital é uma opção para os condutores brasileiros. A tecnologia permite que o documento esteja sempre à mão, de forma prática e segura.
Armazenada no celular, ela pode ser utilizada em substituição ao modelo físico do documento em diversas situações. Mas, como baixar a carteira de motorista digital para poder apresentá-la quando necessário?
Na matéria desta terça-feira (11) do Notícias Concursos, você verá uma forma rápida e prática de ter sua CNH disponível sempre que precisar.
Aprender como baixar a carteira de motorista digital trará praticidade e comodidade para quem necessita do documento constantemente, afinal, você o terá em mãos, sem risco de perda ou esquecimento.
Leia mais: GRANDE AVISO GERAL para os brasileiros que desejam a sua CNH acaba de sair HOJE (11/04)
A carteira de motorista digital é a versão eletrônica da CNH, documento obrigatório para dirigir no Brasil. A tecnologia foi lançada em 2018 pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito) e pode ser acessada por meio do aplicativo CNH Digital, disponível para Android e iOS.
Para baixar a versão eletrônica do documento, basta verificar se o documento físico tem QR Code. Esse “desenho” é uma espécie de código de barras que está presente na parte interna da CNH, na versão impressa. Se a sua CNH tem QR Code, siga os passos abaixo:
Pronto! Agora você já tem a sua carteira de motorista digital.
A CNH digital oferece diversas vantagens aos condutores brasileiros. A primeira delas é a praticidade. Como o documento está sempre à mão, armazenado no celular, não é preciso se preocupar em esquecê-lo em casa ou perdê-lo.
Outra vantagem é a segurança. A carteira de motorista digital é protegida por senha, o que garante que somente o titular do documento tenha acesso a ele. Além disso, o QR Code permite a verificação da autenticidade do documento em tempo real.
Por fim, depois de aprender como baixar a carteira de motorista digital, você verá que ela pode ser utilizada em substituição à versão física em diversas situações. Por exemplo, ao invés de usar a versão “papel”, basta mostrar o celular em uma abordagem policial.