Atualmente, passamos por um momento de transformação no atendimento ao cliente, o chamado SAC 4.0.
Comemora-se amanhã, 15 de Setembro o dia do cliente, e nada mais justo que falarmos da importância dele para a empresa.
Investir no atendimento ao cliente, não é importante somente para a empresa, mas sim para o próprio cliente.
Portanto, oferecer uma melhor experiência ao cliente, tornou-se um diferencial.
Com isso, as empresas migraram sua forma de atendimento, para o SAC 4.0.
Entenda como o modelo SAC 4.0 está revolucionando o mercado e levando mais satisfação ao cliente.
Essa nova forma de atendimento está ligada ao omnichannel, que é a integração dos canais de venda e de atendimento.
Esse modelo de atendimento permite a interação do usuário com a empresa, através de diferentes meios de comunicação.
Essa padronização do atendimento, faz com que as empresas tenham site, blog, perfis em redes sociais e usam cada uma delas para interagir com os clientes.
Dessa forma, o cliente pode experimentar diferentes canais, mantendo a mesma excelência no atendimento.
Esses canais são:
Ou seja, hoje em dia o cliente que escolhe como e onde quer ser atendido.
Por isso as empresas precisam estar atualizadas e adequadas para prestar esse suporte.
Hoje em dia, as plataformas prestam esse atendimento, permitindo assim, que operador preste o atendimento com mais qualidade e agilidade.
Um dos benefícios é a otimização do tempo no atendimento, sem contar que a qualquer momento o cliente pode interagir com um robô para resolver o problema.
Conhecidos como chatbots, oferecem ao cliente um atendimento mais ágil, e pode atender várias pessoas ao mesmo tempo.
Os resultados mais observados são:
Algumas tecnologias ajudam a promover essas mudanças, entre elas:
Existem muitas outras que podem auxiliar na transformação do atendimento na sua empresa.
O SAC 4.o deve priorizar o atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, ou seja, canais que atendam os clientes, seja lá qual for o momento que eles precisem.
Afinal, o cliente tem a possibilidade de compra online a qualquer momento, e pode precisar esclarecer alguma dúvida em seu canal de preferência, que pode ser desde o telefone até o chat online.
Os empreendedores podem implantar o SAC 4.0 através de softwares, que é o caso das assistentes virtuais ou chatbots.
Investir em ferramentas que analisem os dados coletados dos clientes, pode ser usado para ações de marketing, pois ele vai identificar as preferências dos clientes.
Mas lembrando sempre que, nenhuma software valerá a pena, se não houver pessoas capacitadas para usá-lo.
Portanto, é preciso investir no treinamento dos funcionários para a utilização do SAC 4.0.
Além de dominar o software, eles prestarão um atendimento mais qualificado e pessoal ao cliente.
Por fim, sabemos que, quanto mais informação temos do cliente, melhor será a interação com ele.
Se sua empresa ainda não se adequou a esse novo sistema, vale a pena adotá-lo assim que possível.