A Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul abrirá o período de inscrições para o ano letivo de 2022.
O processo de Chamada Pública Escolar acontecerá de maneira remota, por meio do portal da Secretaria da Educação (Seduc-RS), clique aqui e acesse.
O prazo se encerra no dia 28 de novembro de 2021, para os estudantes que se inscreveram nas seguintes categorias:
O processo também contemplará a realização de rematrículas entre os dias 1 e 28 de novembro de 2021, assim como transferência entre 3 e 14 de janeiro de 2022.
De acordo com a pasta, é necessário realizar a pré-matrícula dos alunos que estejam ingressando no 1º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio.
Para ingresso no 1º ano do Ensino Fundamental, o estudante deverá ter idade mínima de seis anos completos até o dia 31 de março de 2022.
Na hora de realizar a solicitação da pré-matrícula, o responsável pelo aluno ou o próprio estudante poderá preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência.
Além disso, será necessário selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse e informar se possui ou não algum irmão matriculado na instituição de ensino solicitada.
O resultado da pré-matrícula será enviado por e-mail e também estará disponível no site da Seduc-RS a partir de 31 de dezembro.
Posteriormente, será preciso confirmar a vaga com a efetivação da matrícula de maneira presencial, na unidade escolar onde a vaga foi conquistada.
A rematrícula ocorre de forma automática para os alunos que não estão na busca ativa. Para os que se encontravam em busca ativa até o dia 1º de outubro, é necessário comparecer presencialmente na sua escola para efetivar a rematrícula.
A realização da transferência da Rede Estadual acontecerá entre os dias 3 e 14 de janeiro de 2022.
Os estudantes do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem fazer o processo pelo site da Seduc.
A proximidade da residência do estudante com a unidade escolar será uma prioridade, assim como combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola desejada.
No ato da solicitação, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderá preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência.
Ademais, alunos de cursos técnicos e do Curso Normal devem pedir a transferência diretamente na escola pretendida.
As inscrições e transferências remotas somente serão completadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos:
Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental:
E então, gostou da matéria sobre a rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul? Não deixe de ler também – Bolsonaro confirma pagamento do auxílio de R$400 para 750 mil pessoas.