Dicas - Concursos Públicos

Rotina de estudos e trabalho: estratégias para encontrar tempo

A rotina de estudos e trabalho faz parte da vida de muita gente.  E conseguir conciliar os dois para alcançar os objetivos, às vezes, pode ser bem difícil.

Conseguir encontrar tempo é um dos maiores desafios para os estudantes, que tem como objetivo conquistar bons resultados em concursos públicos, vestibulares, Enem ou rotina acadêmica. 

Sendo assim, selecionamos cinco dicas para ajudar estudantes que buscam gerenciar melhor o tempo. Acompanhe o artigo e adapte seu estilo de vida e trabalho, alinhado às suas necessidades, veja. 

Acorde mais cedo

Se preparar e acordar mais cedo pode ajudá-lo a se organizar para estudar antes de ir para o trabalho. Reserve pelo menos meia hora de estudo que já será de grande valia para alcançar seus objetivos. 

Reduza o horário de almoço

Não importa se você está trabalhando home office, no modelo híbrido ou totalmente presencial, qualquer trabalhador precisa ter sua hora de almoço. 

Dessa maneira, busque reduzir esse tempo para que sobre alguns minutos para estudar um pouco. Uma boa dica é ver uma vídeo aula, um áudio book ou até mesmo um PDF para ler nesse horário. 

Estude no trajeto

Quem se desloca até o trabalho de transporte público pode aproveitar esse momento para estudar. 

No entanto, muitos estudantes afirmam que não conseguem se concentrar nesse momento ou acabam utilizando essa hora para descansar. Todavia, tudo depende de tentativa e treino. 

Desse modo, no próximo trajeto de ida volta no transporte público, tente ler aquele material urgente para seu estudo ou então escute uma aula importante. 

Cancele alguns compromissos de lazer

Muitos estudantes possuem uma enorme dificuldade em conseguir cancelar alguns compromissos de lazer, mas isso acaba sendo super necessário. 

Coloque na sua cabeça que o estudo deve ser tornar uma prioridade e para alcançar seus objetivos você deve realizar algumas escolhas. Uma delas é cancelar alguns compromissos. 

Vale destacar que não precisam ser todos, como um aniversário de um parente muito próximo ou um final de semana de descanso na praia, por exemplo. 

Dessa maneira, tente equilibrar os eventos de lazer para que eles não atrapalhem sua rotina de estudos. 

Tente programar suas férias para a fase decisiva do estudo

Para quem trabalha no modelo CLT ou que consiga programar suas férias, escolha o período da fase decisiva dos estudos. 

Para quem presta concurso, por exemplo, é interessante escolher o período de férias logo após a divulgação do Edital. 

Sendo assim, você poderá escolher a melhor época, sabendo devidamente o que você realmente precisa estudar, qual a data do exame, etc. 

E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Poupança: dicas para organizar suas finanças