A Vila das Flores, localizada no povoado Ribeira, traz o encanto e o acolhimento oferecidos pelos moradores, seja na receptividade, na culinária ou no passeio pelas ruas do local, destaca o Ministério do Turismo (MTur), ao divulgar a Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, que irá focar na produção da farinha de mandioca.
Segundo destaca o Ministério do Turismo (MTur), todas as experiências proporcionam ao turista contato direto com o aprendizado vivenciado, “colocando a mão na massa” na hora de preparar o próprio prato, ajudando a plantar os produtos que são colhidos e revendidos na cidade, adentrando a rotina dos habitantes ou apreciando as belezas naturais.
No último dia de visitação, os técnicos também acompanharam o Cozinha Show, um projeto que leva chefes de cozinha para prepararem, junto com chefes locais, pratos produzidos com os ingredientes trazidos pela Rota, destaca o Ministério do Turismo (MTur).
No Cozinha Show da edição Rota Caminhos da Serra de Itabaiana, o chefe do projeto, Zeca Amaral, juntamente com a chefe local participante, Patrícia Gois, proprietária do restaurante Tempero do Sertão, trouxeram o delicioso Bolado da Serra (uma releitura do chefe Zeca de um bolinho de feijoada enrolado na farinha de mandioca) e o apetitoso Prato do Sertão, uma releitura da chefe Patrícia, composto por pirão de leite (que leva a clássica farinha da região de Itabaiana) com carne de sol.
A fase inicial do projeto envolveu um diagnóstico das rotas, que indicou pontos fortes e quesitos passíveis de aprimoramento, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur). Em seguida, houve capacitações e a formatação de vivências nos destinos. Agora, os produtos e serviços desenvolvidos estão sendo validados durante o mês de novembro, a partir de visitas presenciais de coordenadores do projeto.
Por fim, o Experiências do Brasil Rural vai focar em ações de apoio à promoção e à comercialização desses roteiros, destaca a divulgação oficial.
O Projeto Experiências do Brasil Rural busca apoiar e promover o turismo em áreas rurais do país, tem como objetivo principal ampliar e diversificar a oferta turística brasileira, por meio da inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico brasileiro, além de apoiar a formatação e o posicionamento de produtos e roteiros turísticos de experiência no meio rural, segundo o Ministério do Turismo (MTur).
Os roteiros selecionados para participar de cada edição devem estar associados a rotas turísticas e contemplar cadeias agroalimentares tipicamente brasileiras, definidas previamente pelo Ministério do Turismo (MTur) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a partir das políticas públicas e priorizações das duas pastas.
No escopo do Acordo de Cooperação entre ambos, cujo objetivo é “promover o fortalecimento da agricultura familiar no turismo por meio do incentivo à promoção e comercialização de produtos e serviços da agricultura familiar no turismo”, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur).