O Rococó foi um movimento artístico desenvolvido no continente europeu no século XVIII. Surgiu em 1700 em Paris na França, buscando a sutileza em contraposição aos excessos e riquezas do Barroco.
Ademais, o Rococó espalhou-se pelo velho continente e no mesmo século chegou à América, suas características estiveram presentes na pintura, música, escultura e arquitetura.
A saber, rococó tem origem francesa, através do termo “rocaille” que refere-se a um tipo de decoração de jardim em formato de conchas.
O tema poderá aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe!
Para muitos o rococó é uma variante do Barroco, contudo, veja as principais características do movimento:
A saber, o estilo do rococó na arquitetura se deu pelas grandes aberturas para a entrada de luz. Já as esculturas foram feitas em tamanhos menores, através de figuras isoladas, além da utilização de materiais como gesso e madeira.
As pinturas buscavam retratar o cotidiano das elites europeias no século XVIII, através de curvas leves e delicadas, feitas com cores suaves, principalmente os tons pastéis.
Diferentemente do que aconteceu na Europa, quando o rococó chegou ao Brasil também no século XVIII ele teve influência de temas religiosos, sobretudo nas obras arquitetônicas.
As arquiteturas inspiradas no rococó podem ser encontradas sobretudo nos estados de Minas Gerais, Belém e Pernambuco.
A saber, o artista Aleijadinho além de participar do Barroco, também representou o rococó no Brasil.
A seguir, veja a lista com os principais artistas do período:
E então, gostou de conhecer mais sobre o Rococó?
Não deixe de ler também – Barroco: Conheça a história de Aleijadinho