Os riscos da romantização das rotinas corridas normalmente são notados quando o problema já aconteceu. Antes disso, vemos as pessoas falando, orgulhosamente, sobre as suas rotinas intensas, cheias de compromissos e muitos trabalhos para serem concluídos.
Porém, à medida que o tempo passa, essa romantização respinga na saúde física e mental do sujeito. Ele deixa de cuidar de si, negligencia as emoções e ignora os sinais do corpo e da mente. Quando se dá conta, enfermidades aparecem – e aí os riscos da romantização são reconhecidos.
Portanto, com o intuito de disseminar mais informações sobre saúde e com o propósito de minimizar esses riscos causados pela romantização das rotinas corridas, fizemos este conteúdo reflexivo de hoje. Acompanhe e confira!
São diversos os riscos da romantização das rotinas corridas. Alguns são mais intensos, outros mais brandos. De todo modo, evitar uma rotina que seja desgastante e exaustiva é um sinal de amor à sua própria saúde.
Não importa se as outras pessoas crêem que você deve trabalhar mais. Tampouco importa se os outros estão dizendo que você deveria estudar todos os dias. O que importa, de verdade, são as suas metas, propósitos e sonhos.
Sendo assim, pare de negligenciar a si mesmo focando em rotinas romantizadas e crendo que é isso que fará você ser uma pessoa melhor. O que nos torna melhores é o nosso autoconhecimento, nosso respeito com nós mesmos e os nossos planos e ações equilibradas para o futuro.
Os excessos? Esses não são peças-chave para nos tornarmos melhores. E, inclusive, podem nos causas malefícios, como os listados abaixo:
Quando as rotinas corridas se tornam frequentes, isto é, quando todos os dias são corridos e intensamente desgastantes, a ansiedade e o estresse podem começar a aparecer. E, pior do que isso, se negligenciados, podem se agravar, provocando efeitos ainda mais intensos no bem-estar do indivíduo.
Este é, sem dúvidas, um dos principais riscos da romantização das rotinas corridas. As pessoas romantizam o excesso de trabalho, atividade e estudo, deixando de lado os cuidados essenciais para com a saúde.
Assim, abrem mão de uma alimentação saudável, de uma noite de sono adequada e dos exercícios físicos para trabalhar e estudar cada vez mais.
Quando a rotina é corrida – todos os dias – a insatisfação pode surgir. O indivíduo pode passar a ter aquela sensação de que nunca consegue concluir todas as atividades que deveria executar. Consequentemente, o peso que isso cria na saúde e no bem-estar é bem expressiva.
A busca do perfeccionismo é mais um dos intensos riscos da romantização das rotinas corridas. A pessoa fica buscando um ideal irreal, colocando a saúde em risco. Afinal, ela crê que quanto mais sofre, mais “bem” está fazendo para si mesma.
Isso prova que ela crê que toda essa correria é algo positivo, quando na verdade é algo que pode “roubar” o bem-estar e a saúde – provocando efeitos rebotes intensos.
Cuidado com as romantizações da vida cotidiana! 😉