As escolas da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro devem seguir uma série de protocolos para a volta às aulas presenciais, prevista para este mês de fevereiro. Nesta sexta-feira (12), a Secretaria Municipal de Educação publicou resolução com especificações no Diário Oficial.
De acordo com o documento, as escolas deverão, entre outros pontos, respeitar o distanciamento de 1,5 metro entre as carteiras; manter as janelas ou portas abertas; adaptar bebedouros com torneira para enchimento de copos e garrafas; disponibilizar álcool 70º em gel e máscaras para eventual reposição.
Assim, as escolas devem se adaptar ao que é estabelecido no Protocolo Sanitário de Prevenção à Covid-19 do Sistema Municipal de Ensino. Já o limite máximo de alunos por sala será de acordo com o que for determinado pela Secretaria Municipal de Saúde. Quando o risco de contágio pela covid-19 for muito alto, o máximo permitido é de 30% dos alunos.
A retomada das aulas presenciais no Rio será gradual. De acordo com o calendário estabelecido pela prefeitura, as aulas para a pré-escola e para o 1º e 2º anos do ensino fundamental deve retornar a partir do dia 24 de fevereiro.
As turmas do 3º ao 5º anos devem ter aulas presenciais no dia 17 de março. Por fim, na terceira e última fase, prevista para iniciar no dia 31 de março, retomam as atividades de forma presencial a creche, as turmas do 6º ao 8º ano, Educação de Jovens e Adultos e Classe Especial.
O retorno não é obrigatório para os alunos, de modo que aqueles que desejarem poderão continuar com o ensino remoto. Já os professores do grupo de risco da covid-19 não devem participar das atividades presenciais, atuarão apenas no ensino remoto.
As informações são da Agência Brasil.
Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Veja também Repasse de 73% da verba federal do Fundeb pode atrasar.