Cidadãos de todo o país já podem solicitar a sua nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Trata-se de um documento válido em todo o território do país, e que aos poucos deverá substituir o atual RG, que tem uma ligação mais forte com os estados de cada federação.
Assim como uma série de outros documentos, a nova carteira nacional de identidade também pode ser consultada pelo site do GOV.BR. O RG, portanto, também tem a sua versão digital, que está disponível para que todos os cidadãos possam dar entrada no documento.
Vale frisar, no entanto, que o processo de retirada da nova carteira pode variar a depender das regras de cada estado. Neste artigo específico, vamos focar nas normas que estão sendo indicadas pelo estado de São Paulo, o mais populoso do país, e que deve gerar o maior número de novas carteiras.
No passo a passo abaixo, você pode entender como o procedimento é realizado no seu estado:
Caso você não seja natural do estado de São Paulo, também poderá ter acesso a RG Digital. Mas, como dito, este procedimento pode variar.
De uma maneira geral, se você reside em outro estado, pode acessar o site GOV.BR, realizar o seu login, acessar a aba dos Meus Documentos, e conferir a versão digital do RG. Vale frisar que este é um recurso disponível apenas para quem tem a nova Carteira de Identidade Nacional.
De acordo com informações do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, o novo RG é sim obrigatório. Isso quer dizer que, de um jeito ou de outro, todos os brasileiros precisarão trocar o seu documento em algum momento para aderir ao novo sistema.
Mas isso não quer dizer que você precisa ir correndo até uma sede do governo do seu estado para solicitar esta troca. Isso porque a antiga carteira ainda não perdeu a validade e poderá seguir sendo usada por mais algum tempo.
O plano geral do governo federal é aplicar uma mudança gradativa, de modo que o documento poderá ser trocado aos poucos. Em regra geral, os brasileiros terão até o próximo dia 28 de fevereiro de 2032 para realizar a troca do RG.
A nova forma de identificação nacional começou a ser emitida ainda no ano de 2021, sob a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu manter a grande maioria das mudanças que foram implementadas. São elas:
Em caso de dúvidas específicas sobre o seu documento, a dica é entrar com a Secretaria de Defesa Social do seu estado.