Além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o Governo Federal permitiu a emissão digital do Registro Geral (RG). Com essa modernização, os cidadãos terão um acesso facilitado aos seus dados de identificação. A versão online do documento evita a necessidade de carregar todos os documentos de forma física, e assim diminui as chances de perda.
Vale ressaltar que o RG digital não se refere a nova versão do documento anunciada pelo Governo Federal, uma vez que a identidade atual, ou antiga neste caso, ainda será muito utilizada pelos brasileiros.
Sendo assim, enquanto as primeiras unidades do novo RG estão sendo emitidas, os cidadãos podem usar a versão digital do documento antigo. O documento digital é liberado pelo Estado a partir de um aplicativo.
Dentre tantas mudanças, confira as principais:
Como mencionado, a emissão do documento não é feita pelo Governo Federal, mas sim pelo Estado em que cada cidadão reside. Sendo assim, o aplicativo do RG também é liberado pela unidade federativa.
Entretanto, é importante ressaltar que nem todos os Estados oferecem a versão online do RG. Dessa maneira, confira quais Estados permitem baixar o documento no celular:
Feito o download, basta seguir o passo a passo do aplicativo e escanear QR Code, que fica através do documento físico, tirar uma foto selfie e criar seu cadastro para utilizar a versão digital do documento.