O retrabalho constante pode atrasar – e muito – o desenvolvimento de qualquer projeto. Por isso, neste texto nós trouxemos algumas ideias e dicas que podem lhe ajudar a evitar esse tipo de problema. Afinal, é muito desgastante ter que ficar lapidando, repetidas vezes, algo que já deveria estar concluído, concorda?
Portanto, venha conosco desvendar alguns caminhos que podem ser promissores!
Para evitar o retrabalho constante, nós precisamos manter uma organização e um alinhamento de expectativas. Isto é, devemos ter uma agenda equilibrada, ao mesmo tempo em que alinhamos o que ambas as partes envolvidas em um projeto estão esperando dos resultados. Caso contrário, essa falta de organização e alinhamento pode resultar em ruídos na comunicação, que ocasionam o problema do retrabalho.
Veja abaixo mais detalhes sobre essas ideias:
O primeiro passo é alinhar o briefing do trabalho. Muitas vezes, alguns clientes podem deixar de passar detalhes sobre o projeto, e a pessoa que vai desenvolvê-lo acaba fazendo de uma forma que acredita ser o certo. Porém, as chances de haver retrabalho constante por conta disso são muito grandes.
Portanto, lembre-se de preparar um briefing detalhado do trabalho que deve ser executado, junto com quem está solicitando o serviço. Pergunte, questione, peça exemplos, referências, enfim! Assim, as chances de sucesso podem aumentar.
Além de entender qual é a real demanda que deve ser concluída, não se esqueça de alinhar as expectativas dos envolvidos. Converse sobre os potenciais resultados que podem ser atingidos, antes que a régua do cliente esteja em uma altura muito diferente da sua.
Obviamente, não estamos dizendo que você não deve dar o seu melhor para ultrapassar barreiras, mas é preciso ser pés no chão na hora de conversar com o seu cliente a fim de evitar o retrabalho constante.
Se durante o processo de execução de uma atividade, surgir alguma dúvida, não tenha medo de perguntar. É mais válido questionar o que você deseja saber do que, simplesmente, fazer como você acha que é bom e, mais tarde, precisar refazer.
Um ponto muito relevante que também deve ser levado em conta quando o assunto é retrabalho constante, diz respeito aos limites que damos aos colegas de trabalho. Por exemplo, se você costuma acatar com todos os pedidos de alteração das pessoas, mesmo depois de elas terem visto o trabalho 3, 4 ou 5 vezes, talvez é chegada a hora de dar limites.
Afinal, você não precisa refazer algo que já foi visto algumas vezes e alterado de acordo com o que o cliente/colega solicitou, concorda? Peça para que solicitem todas as alterações de uma só vez, evitando o retrabalho.
Aprender a dizer “não” também é importante. Isso porque, muitas vezes, as pessoas aceitam demanda demais no trabalho, não dando conta de fazer tudo da melhor forma. O resultado? Erros e falhas que pioram a situação, pois resultam em retrabalho constante.
Por isso, se você percebe que uma demanda não terá como ser encaixada na sua agenda, negue! É melhor do que fazer algo pela metade e, mais tarde, ter que refazer, não acha?