O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP vinculado ao Ministério da Educação (MEC), publicou na última sexta-feira (24/04) os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) – 2020. Os interessados em participar do ENEM, que tenham encaminhado sua justificativa de ausência na edição de 2019, e solicitado isenção da taxa de inscrição, podem consultar sua situação na Página do Participante, no site ou no aplicativo do exame.
O INEP analisou os pedidos recebidos até o momento e deferiu todas as solicitações que comprovaram, com documentos, os perfis de isenção definidos pelos editais do ENEM. O sistema segue aberto para o envio de novos pedidos. Todas as justificativas de ausência no Enem 2019 também foram deferidas, e futuros inscritos nesta situação já têm garantida a gratuidade de inscrição para o ENEM 2020.
Uma novidade é que agora o INEP abriu oportunidade para aqueles que não conseguiram comprovar pertencer aos perfis de isenção — e, portanto, tiveram seu pedido indeferido — encaminharem documentação complementar para nova análise.
A partir de segunda-feira, 27 de abril, os interessados poderão enviar a documentação que comprove a situação de solicitação de isenção por meio da Página do Participante. Garante gratuidade da taxa de inscrição o participante que:
Contudo, a isenção não garante inscrição automática no ENEM. Todos os interessados deverão acessar a Página do Participante no período de 11 a 22 de maio e realizar a inscrição para confirmar participação no exame. Aqueles que não se encaixarem nos perfis de isenção deverão realizar a inscrição nos prazos e critérios estabelecidos e efetuar o pagamento da taxa para poder participar.
Durante as inscrições, o Inep irá conceder isenção, de ofício, para todos os inscritos que se encaixarem nos perfis descritos no edital, mesmo sem o pedido formal durante a oportunidade aberta pelo Instituto. A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem Digital.
*Com informações do INEP e MEC.