A espera está chegando ao fim. De acordo com as informações do Ministério da Educação, os resultados da edição do ProUni segundo semestre desse ano de 2024 serão divulgados justamente nessa quarta-feira (31). Candidatos de todo país poderão saber se foram selecionados, ou não.
A consulta, aliás, poderá ser feita sem sair de casa através do site oficial do ProUni, além das páginas das instituições de ensino participantes. Em todos os casos, é preciso utilizar o login da conta gov.br, através do CPF e da senha.
Ao menos até o início da manhã desta quarta-feira (31), o governo federal não tinha divulgado o horário da disponibilização dos dados. A dica é manter a página constantemente atualizada para saber se você conseguiu a vaga.
Ao realizar a consulta, o estudante não precisa se assustar ao ver o termo pré-aprovado. Neste primeiro momento, o governo não chama ninguém de aprovado logo de cara. Existirão outras etapas que precisam ser seguidas, mas tudo dentro da normalidade burocrática.
O ProUni é uma das maiores portas de entrada para o ensino superior do país. Por meio do Programa Universidade para Todos, candidatos que se encontram em situação de vulnerabilidade social podem utilizar as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma bolsa de estudo parcial ou integral em instituições de ensino superior privadas
Ao contrário do Fundo de Financiamento Estudantil, o FIES, o ProUni não exige que o estudante faça algum tipo de pagamento após a conclusão do curso.
Ainda tomando como base as informações do Ministério da Educação, o Prouni vai ofertar nesse segundo semestre mais de 243 mil bolsas em instituições de ensino superior.
Apenas no estado de São Paulo serão mais de 44 mil bolsas distribuídas em 258 cursos de 177 instituições privadas.
Vale lembrar que o ProUni é um programa produzido pelo Ministério da Educação, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo do ProUni divulgado pelo Ministério da Educação:
Depois de analisar todas as notas dos candidatos, é possível que mais de um aluno conte com notas idênticas na média aritmética das notas do ENEM. Nesse caso, o desempate entre os candidatos será determinado de acordo com a ordem de critérios.
Os critérios são esses: