Quer saber qual dia sai o resultado do Enem 2022? Siga a matéria!

Estudantes devem ficar atentos ao calendário

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não foi fácil pra ninguém. A princípio, estudantes de todo o país fizeram a avaliação em dois domingos, a primeira prova foi no dia 13 de novembro contando uma redação, 45 questões de Linguagens, códigos, e suas tecnologias e 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias.

No segundo dia, 20 de novembro, o Enem cobrou de seus estudantes 45 questões de matemática e suas tecnologias, e mais 45 questões de ciências da natureza e suas tecnologias. De acordo com educadores, a prova do ano passado seguiu o mesmo padrão das avaliações anteriores, o que foi bastante positivo.

Agora é a hora de esperar, depois de tantos meses de estudo e dedicação, para saber se conseguiu a pontuação necessária para entrar em uma universidade. Analogamente, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), a data para a divulgação do seu resultado, deve ser no dia  13 de fevereiro.

A partir desse momento, os estudantes poderão concorrer a uma vaga em uma instituição de ensino superior. Aliás, com o resultado, é possível utilizá-lo para concorrer em algum dos programas do governo federal, desde que o estudante, que conseguiu uma boa pontuação no Enem, atenda a alguns pré-requisitos.

O Enem e as vagas na universidade

A grande meta para os estudantes que terminaram o ensino médio, é entrar em uma universidade, fazendo um curso de ensino superior, na área escolhida. Dessa maneira, é preciso fazer a prova do Enem, que tem como objetivo, avaliar os conhecimentos dos estudantes, e dar acesso à formação universitária.

Todavia, o estudante deve garantir uma boa nota na avaliação para conquistar uma vaga na instituição de ensino superior que atender melhor às suas necessidades. Depois da realização das provas, é comum uma certa ansiedade para saber os resultados de tanto tempo de dedicação para conseguir entrar na universidade.

Depois da divulgação dos resultados, o estudante pode se candidatar a uma vaga na universidade ou em alguns programas do governo federal, como o Sisu, FIES, ou ProUni, por exemplo. Desse modo, a nota do candidato na avaliação tem um grande peso que pode ajudá-lo a entrar em uma instituição de ensino de diversas maneiras.

Sistema de Seleção Unificada (Sisu)

Através deste sistema, o estudante inclui sua nota do último Enem com o objetivo de concorrer a uma vaga em algumas universidades públicas do país. É uma das formas de ingresso em uma instituição de ensino superior. De fato, ele funciona duas vezes ao ano, por semestre. Quem não zerou a redação pode participar.

Programa Universidade para Todos (ProUni)

O ProUni é um programa do governo que concede bolsas de estudos com o objetivo principal de incluir jovens de baixa renda nas universidades. São bolsas de estudos parciais e integrais que podem ser utilizadas em instituições de ensino particulares. Para participar, deve-se tirar nota acima de 450 pontos e não zerar a redação.

Fundo de Financiamento Estudantil (FIES)

O FIES é um programa do Ministério da Educação que concede aos estudantes regulares, em uma universidade particular, um financiamento para pagar seus estudos. Em síntese, para ter direito ao benefício, é preciso ter tido uma boa nota no Enem. Como é um empréstimo, será preciso pagá-lo após o curso.

Resultado do Enem

As inscrições para o Sisu podem ser feitas entre os dias 16 a 24 de fevereiro. O resultado sai no dia 28 de fevereiro. As inscrições para o ProUni estão disponíveis entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março. Em suma, o resultado sai em duas chamadas, entre os dias 7 a 16 de março e 21 a 30 de março. As inscrições para o FIES devem ser feitas entre os dias 7 e 10 de março, o resultado sai no dia 14 de março.

Em conclusão, é preciso observar que para participar do Sisu, os estudantes devem utilizar as notas da prova do Enem de 2022. No caso do ProUni, é possível incluir as avaliações tanto de 2022 quanto de 2021. Em relação ao FIES, pode-se utilizar as notas das provas do Enem desde o ano de 2010.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.