Após o encerramento dos pagamentos dos lotes da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, a Receita Federal abriu consultas para um novo pacote de devolução do tributo.
Mais de 471 mil contribuintes serão contemplados com o lote residual do IRPF. Segundo as informações, o valor pode chegar a R$ 880 milhões. A previsão é liberar os recursos até a próxima segunda-feira, 31.
A saber, os lotes residuais incluem os contribuintes que caíram na malha fina, mas que já regularizaram a sua situação junto à Receita Federal. Desse modo, é possível ter acesso aos valores.
Como nos demais pagamentos da restituição do IRPF, os lotes residuais também contam com critérios de prioridade no repasse. Inicialmente, um total de R$ 269,9 milhões serão pagos aos contribuintes com prioridade legal. Estes são os grupos:
Além dos citados acima, outras 382.013 pessoas serão atendidas com o lote da restituição, no entanto, fora do critério de prioridade legal. As informações são da própria Receita Federal.
Vale ressaltar que os valores são depositados na conta indicada por cada contribuinte na declaração do Imposto de Renda. Além disso, o valor cai de forma corrigida, segundo a taxa Selic.
A consulta à restituição pode ser feita no site receita.fazenda.gov.br, no aplicativo Meu Imposto de Renda e no Portal e-CAC. Veja como realizar o procedimento a seguir:
Consulta pelo site da Receita Federal
Consulta pelo portal e-CAC
Caso o crédito não seja realizado, na hipótese de o contribuinte ainda estar na malha fina, a quantia ficará para disponível para saque por até um ano no Banco do Brasil. Assim, bastará reagendar a liberação dos valores através dos seguintes canais de atendimento: