Como resolver problemas de comunicação dentro de uma empresa? Você tem se feito essa pergunta? Tem ponderado sobre isso? Então você está em um bom caminho!
Afinal, quando passamos a questionar a nossa posição e os nossos “problemas”, começamos a visualizar as potenciais soluções.
Sendo assim, neste conteúdo nós separamos algumas dicas que poderão lhe ajudar nesses questionamentos. 🙂 Acompanhe e saiba mais!
Saber como resolver problemas de comunicação dentro de uma empresa não é a coisa mais simples do mundo. Ao mesmo tempo, não é impossível.
O fundamental é saber reconhecer quais são os gaps na comunicação, a fim de saná-los da melhor maneira possível.
Abaixo, portanto, você encontra algumas sugestões que podem viabilizar essa correção nas falhas de comunicação. Veja:
É necessário ter um canal de comunicação padrão dentro da sua empresa. Afinal, não adianta nada querer se comunicar por mil lugares e depois se queixar que uma mensagem não foi compreendida ou atendida, certo?
Da mesma maneira, lembre-se de que este canal deve ser acessível a todos.
Por exemplo, se você tem liderados que trabalham diretamente no computador, e outros não, não adianta enviar um e-mail de manhã esperando que todos leiam ao longo do dia, certo? Afinal, o canal não seria acessível àqueles que não trabalham em frente ao pc.
Por isso, foque em mecanismos de comunicação padronizados, mas que cheguem nas pessoas certas, no momento certo.
Os seus liderados e toda a sua equipe precisam saber quais são os objetivos da empresa. Isso evitará muitas falhas na comunicação.
Às vezes, um colaborador pode não compreender esses objetivos e, ao tomar uma ação com boas intenções, pode pôr as metas a perder. Por isso, foque em deixar claro aonde o negócio quer chegar.
O feedback também é uma forma muito eficiente de garantir que todos “falem a mesma língua”. Isso porque você poderá apontar quais ações foram bem sucedidas e quais deverão ser descartadas.
Ao mesmo tempo, use as reuniões para trocar essas ideias. Mas nada de querer marcar mil reuniões para nada, hein? Foque naquelas que fazem sentido.
Os ruídos de comunicação também devem ser eliminados sempre que possível. Uma maneira de fazer isso é sabendo exatamente a linguagem certa para passar a sua informação.
Da mesma maneira, usar o mecanismo certo de comunicação impede que o ambiente e até questões fisiológicas atrapalhem a absorção da informação. Afinal, o sujeito poderá reler a mensagem mais tarde.
Reforçar a informação passada também é uma boa pedida. Vale reenviar um e-mail ou até fazer um cartaz informativo na empresa, quando uma data importante se aproximar. Os murais nos escritórios também costumam funcionar bem. 😉