Nesta sexta-feira (17/05), a Caixa Econômica Federal inicia os repasses do Bolsa Família. A previsão é de que a cada dia um novo grupo tenha acesso aos recursos do programa, de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social).
Contudo, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) já confirmou novidades para este mês, que inclui a antecipação de parcelas e acréscimos para milhares de beneficiários. Confira mais detalhes a seguir.
Os repasses do Bolsa Família começam dia 17, com previsão de encerramento para o dia 30 de maio. A Caixa é a responsável pelos depósitos, seguindo o último dígito do NIS dos beneficiários.
Em maio, a antecipação do Bolsa Família vai acontecer para dois grupos. Em primeiro lugar, estão os beneficiários que moram em locais onde houve declaração de calamidade pública por desastre natural.
Dessa forma, as famílias que moram no Rio Grande do Sul e outros estados do Brasil atingidos pelas fortes chuvas receberão antecipadamente. Para este grupo, o pagamento será unificado para esta sexta (17/05). Assim, o depósito não levará em consideração o final do NIS.
O segundo grupo que terá direito à antecipação são aqueles com previsão de pagamento para a segunda-feira. Para este grupo, o pagamento já estará liberado no sábado anterior, ou seja, haverá a antecipação de dois dias.
Dessa maneira, os contemplados deste mês são aqueles que possuem o NIS com final 2 e 7, que receberão nos dias 18 e 25 de maio, respectivamente.
Atualmente, milhões de beneficiários do Bolsa Família também participam do programa Auxílio Gás. O benefício é bimestral. Assim, como o último pagamento ocorreu em abril, o próximo calendário está previsto apenas para junho de 2024.
No entanto, por conta dos desastres do Rio Grande do Sul, o Governo Federal vai antecipar a parcela para os beneficiários gaúchos. Dessa forma, o valor do Auxílio Gás de junho será pago junto com o Bolsa Família nesta sexta-feira (17/05).
Mas é importante ficar atento, pois esta medida vale apenas para os municípios do Rio Grande do Sul. Os demais beneficiários receberão na data prevista no calendário oficial, ou seja, a partir do dia 17 de junho.
O valor do Bolsa Família em maio seguirá as mesmas regras dos meses anteriores. Nesse sentido, todos os beneficiários terão direito ao pagamento mínimo de R$ 600.
Contudo, milhões de pessoas ainda terão direito a acréscimos na parcela por meio dos bônus do Bolsa Família. Mas, para isso, deverá se atentar para a sua composição familiar:
Ademais, vale lembrar que os bônus são cumulativos. Isso significa que uma família pode receber mais de um acréscimo, a depender da sua composição.
Os inscritos podem fazer a consulta do calendário do Bolsa Família 2024 de forma fácil por meio da internet ou telefone. Confira todos os canais disponíveis:
Ademais, é possível realizar o saque do benefício por meio dos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal (caixas eletrônicos, lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e terminais de autoatendimento).
Além disso, a Caixa também disponibiliza o acesso ao aplicativo Caixa Tem. Por meio do app, os beneficiários do Bolsa Família conseguem acessar diversos serviços, como pagamento de boletos, transferência PIX, recarga de celular e vários outros.