Para que a empresa atue estrategicamente dentro do setor de recursos humanos, é muito importante que essa empresa entregue valores aos seus clientes internos, de forma que seus valores sejam repassados ao cliente final.
Todavia, para muitos empresários essa vertente ainda não é uma lógica, no entanto, é perceptível que uma empresa que possui um ambiente colaborativo e realiza uma boa gestão de pessoas, torna a sua equipe mais produtiva.
Sendo assim, a entrega que é feita ao cliente acaba sendo mais realista e resolutiva. Ao passo que o cliente também recebe, ainda de forma intangível, o valor da empresa dentro de um contato.
Por isso, muitas vezes, uma empresa que valoriza o seu capital humano possui um atendimento mais qualificado e torna seus processos menos burocráticos. Isso porque as pessoas quando se sentem atendidas, automaticamente, querem mostrar o valor de trabalho e isso ocorre de forma implícita na rotina de um funcionário motivado.
No entanto, ainda que todos sigam as mesmas políticas internas, o cliente sente um “sorriso na voz”, sendo esse um diferencial intangível, quando o representante da empresa realmente deseja resolver uma questão.
Sendo assim, as estratégias dentro da área de recursos humanos amparam as entregas que as empresas fazem ao cliente final. Visto que a área interna acaba sendo um reflexo para o externo. Por isso, ainda que esse fluxo ocorra de forma difundida na rotina da empresa, o cliente percebe de alguma forma, os valores internas da organização.
Dessa forma, as análises de fatores não mensuráveis podem amparar essa necessidade. Além disso, é possível que a empresa realize pesquisas internas e pesquisas de mercado para que possa entregar valores internos e externos.
Sendo assim, essa necessidade quanto à gestão de pessoas ampara melhorias dos fluxos, entregando inovações contínuas aos clientes.