Empreendedorismo

A Relevância da Cultura Organizacional

A cultura organizacional na entrega aos clientes

A cultura organizacional de uma empresa é composta por vários fatores, mas o principal foco está nas pessoas. De forma sucinta, como as pessoas se comportam, como interagem e como o ambiente funciona.

A construção da cultura organizacional é feita na rotina da empresa. Por isso, é fundamental que os valores da empresa sejam reforçados, principalmente quando se trata de novos funcionários.

Haja vista que quando a empresa se expande de forma não direcionada é possível os valores se percam e a cultura se torne um fator não clarificado, o que prejudica as entregas aos clientes.

Gestão de Pessoas e atividades para as equipes

O trabalho em equipe deve ser repassado como valor na cultura da empresa. Por isso, ações de Gestão de Pessoas podem ser viáveis para o reforço dessa questão.

Algumas ações podem ser tomadas para reforçar esse valor na cultura organizacional. Assim sendo, o setor de Recursos Humanos pode elaborar ações, como:

  • Dinâmicas de grupo;
  • Gestão participativa;
  • Reuniões brainstorming;

Dentre outras ações para que o ambiente se torne aberto a interação entre as pessoas. Bem como receptivo às novas ideias e novos funcionários. Dessa maneira, o ambiente mostra os valores da cultura organizacional.

Produtividade e inovação na cultura e objetividade da empresa

Quando uma empresa não reforça a sua cultura podem ocorrer diferenças entre as áreas e a empresa pode perder produtividade e inovação.

Por isso, é fundamental que a empresa faça ações para que o ambiente demonstre os valores da empresa. Visto que um ambiente agradável torna os processos mais eficientes e os resultados mais qualificados.

Portanto, é fundamental reforçar a cultura e alinhar o perfil de contratação. Assim sendo, o ambiente fica corroborado pela cultura e todos se unem de forma direta e indireta para alcançar a objetividade da empresa.