O relato é um gênero textual muito utilizado pelas pessoas em seus cotidianos.
Esse gênero é abordado por diversas provas, tanto no formato de questões como no formato de redação. Isso porque, vestibulares como aquele da Unicamp pedem um gênero textual em suas redações.
Assim, para que você tenha um bom desempenho em suas provas, é fundamental que você domine as principais características do relato.
Define-se como “relato” uma modalidade textual de cunho pessoal e que possui como uma de suas principais características a narração de fatos ou acontecimentos pessoais e subjetivos.
Devido ao seu caráter pessoal e subjetivo, o relato é, normalmente, caracterizado pela presença de emoções e sentimentos.
O relato apresenta tempo e espaço definidos, sendo o narrador o personagem principal da história. Esse gênero textual pode assumir, ainda, um caráter descritivo, descrevendo locais, pessoas, acontecimentos ou objetos.
A linguagem utilizada nesse tipo de texto pode ser formal ou informal. Essa característica varia de acordo com o contexto em que o relato é realizado.
O relato possui algumas características específicas que o caracterizam. Vamos descobrir, a seguir, quais são elas:
O relato não apresenta uma estrutura fixa. Porém, existem alguns pontos importantes que devem ser ressaltados na composição desse gênero textual. Vamos descobrir, a seguir, quais são eles:
Além disso, não deixe de inserir os seguintes aspectos no seu relato: