O relacionamento com o cliente no mercado atual não se refere apenas a uma área da empresa, ainda que a empresa tenha um setor voltada a essa necessidade. Isso porque o relacionamento com o cliente na era digital é abrangente ,ao passo que é fundamentado em várias vertentes no que tange ao contato do cliente com a empresa.
Entretanto, esse relacionamento com o cliente é direcionado para a área de marketing digital, uma vez que através das ações de marketing digital é possível que a empresa construa um relacionamento com a audiência. Ao passo que possa fidelizar este cliente.
Todavia, esse relacionamento precisa de uma manutenção implícita na rotina da empresa. Uma vez que através das ações de marketing é possível atrair esse cliente em potencial e criar um histórico positivo junto a ele.
Por isso, é necessário que a empresa tenha processos resolutivos para as diversas situações nas quais os clientes precisam de agilidade.
Dessa forma, o relacionamento com o cliente diz respeito a todas as áreas que possuem contato com esse cliente. Bem como, a todos os que não possuem, sendo um caráter holístico da empresa.
Uma vez que através do contrato dinâmico entre as áreas é possível criar caminhos para viabilizar soluções de forma mais desburocratizada. Bem como, é possível implementar melhorias sistêmicas. Sendo assim, ainda que o marketing digital crie esse relacionamento com o cliente, esse fator é inerente a todos os envolvidos na empresa, já que todos são a representação da marca junto a esse cliente.