A busca por tratamentos e tecnologias que promovem a beleza e bem estar está entre as principais preocupações dos brasileiros.
Mesmo em meio à pandemia, o setor da saúde estética foi um dos que mais se manteve estabilizado, inclusive, cresceu em até 20,28%, durante os períodos de flexibilização, segundo uma pesquisa da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais.
Dentre estas preferências, os cuidados com a saúde e a aparência da pele ganham maior destaque. E de olho neste público consumidor, o mercado garante a cada dia, mais inovações a fim de atender as necessidades e expectativas dos brasileiros.
Sem dúvidas, as transformações na pele provocadas pelo envelhecimento natural estão entre os maiores incômodos de homens e mulheres, preocupados com a aparência e autoestima.
Em antemão, a indústria oferece alternativas para estas e mais condições até então, desconhecidas pelo público-alvo, que incitam o desejo pelo consumo, diante de tantas novidades tecnológicas.
A introdução de substâncias na derme, que provoca melhorias estéticas e até funcionais, vem sendo tão procurada, que até as áreas de atendimento profissional se expandiram. O número de profissionais da área de saúde, que buscam a especialização nesta técnica, aumenta a cada dia junto à procura por estas alternativas de rejuvenescimento instantâneo pelos consumidores.
A aplicações de toxinas, como a botulínica, por exemplo, continua sendo a mais priorizada como método antienvelhecimento. A toxina age provocando uma paralisação em determinado músculo, que conforme os movimentos repetitivos faciais, se tornaria uma marca de expressão ou ruga.
Já as substâncias preenchedoras repõem o volume perdido, além de estimular a produção de colágeno no organismo. O ácido hialurônico, que já é encontrado de forma natural no corpo humano, é uma das substâncias mais utilizadas nas técnicas de preenchimento labial, de olheiras e até rinomodelação do nariz.
Também há os bioestimuladores, que são ativos introduzidos na derme com o objetivo de aumentar a elasticidade e tonicidade da face. Muitas marcam prometem aumentar a produção de colágeno em até 400%, se tornando um lifting facial sem cortes.
Para quem tem receio de agulhas, há alternativas consideradas indolores e tão eficazes quanto à introdução de substâncias intraderme, como por exemplo, os equipamentos que emitem feixes de lasers e ondas eletromagnéticas.
Há variados tipos de lasers, cada um indicado para uma finalidade específica. Para o rejuvenescimento da pele, eles podem atuar estimulando desde a produção de colágeno, elastina como também quebrando micropigmentações, conhecidas como as manchas do tempo.
Outra alternativa que pode provocar a alteração física e biológica da pele é o uso de ondas eletromagnéticas. Estas ondas estimulam o aquecimento da pele, melhorando a circulação sanguínea, além de permitir a construção de novas fibras de colágeno.
Vale destacar, que estas alternativas devem ser executadas por profissionais especializados, a fim de não resultar em nenhuma lesão à pele e ao organismo.
Além disso, para otimizar os resultados estéticos, é importante aliar tais tratamentos com hábitos saudáveis, como a alimentação equilibrada e hidratação constante, que podem ajudar o processo de rejuvenescimento facial se tornar ainda mais eficaz.