O ano de 2022 é eleitoral. Por conta disso, você deve estar com o seu Título de Eleitor regularizado na Justiça Eleitoral. Para aqueles que ainda não possuem o documento, será necessário emiti-lo até o dia 4 de maio. O prazo é o mesmo para a regularização.
Após o dia 04 de maio, não será mais possível realizar alteração no registro do eleitor, exceto nos casos de segunda via do documento.
No primeiro turno das eleições, segundo o artigo 77 da Constituição Federal, o brasileiro deve votar:
Para regularizar o Título de Eleitor, o cidadão pode acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral. No entanto, antes de qualquer coisa é necessário verificar se não há débitos e multas para pagamento, também pelo portal.
Neste sentido, caso realmente tenha débitos ou multas para pagar, será preciso gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União).
O cidadão que vai tirar o título de eleitor pela primeira vez, poderá acessar o portal Título Net e seguir os seguintes passos:
Será necessário digitalizar ou tirar fotos dos seguintes documentos:
Para finalizar, será necessário tirar uma selfie segurando, ao lado do seu rosto, o documento oficial de identificação, com o lado que contenha a foto voltado para a câmera. Vale ressaltar que as imagens devem estar totalmente legíveis, com o tamanho máximo de até 10 MB e nos formatos PNG, PDF ou JPG.
O eleitor que precisa transferir o seu título para a região onde reside atualmente. Para isso, é necessário acessar o site do TSE e seguir o passo a passo:
Vale ressaltar que, com esse procedimento o cidadão poderá escolher os novos representantes políticos no próximo ano. Contudo, o cadastro para transferência de região, além de outras solicitações, tem prazo, sendo ele de até 151 dias antes do pleito. Isso significa dizer que quem não regularizou a situação, terá até maio de 2022 para conseguir atualizar as suas informações e conseguir votar.