O relatório é um documento em que são registrados os resultados de experiência de um procedimento ou de uma ocorrência. Pode ser mais simples ou mais complexo, dependendo do que será registrado e da intenção. Vale ressaltar que o relatório está entre os gêneros textuais.
A linguagem precisa ser de forma clara, objetiva, concisa e, em geral, seguir os padrões de norma culta. Para complementar o arquivo, o relatório pode conter gráficos informativos, dados, tabelas, descrição de fatos, dos numéricos, entre outros elementos.
Os relatórios podem ser utilizados nas áreas acadêmicas, escolares e empresariais. No relatório escolar, normalmente é solicitado um relato detalhado sobre algum evento ou atividade realizada na escola.
Já na área acadêmica, os chamados relatórios científicos são fundamentais para descrever detalhes de uma pesquisa. Na maioria das vezes é realizado por estudantes do ensino superior, durante a finalização do curso ou para análise um evento acadêmico.
Os relatórios também são bastante utilizados no meio empresarial, pois é através deles que é possível analisar dados, projetos e informações diárias e/ou mensais.
Eles podem ser caracterizados das seguintes formas:
Na produção de um relatório é preciso seguir o seguinte padrão estrutural:
Com o objetivo de padronizar a publicação dos relatórios, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) publicou a NBR 10719 que determina que um relatório técnico ou científico deva ser estruturado com algumas regras:
Através de um relatório, um profissional ou uma empresa tem informações necessárias para analisar o seu desempenho, o que permite identificar os erros e acertos, além do que pode ser feito para obter melhores resultados.
Alguns tipos de relatórios precisam ser acompanhados em uma empresa, como:
Logo de início, faça uma apresentação do que propõe mostrar. Mesmo que haja variações no decorrer do relatório, é imprescindível focar no tema principal do que será relatado. Nessa etapa é importante ser conciso e objetivo, pois os detalhes serão esmiuçados no decorrer do texto.
Outro detalhe importante é descobrir qual a finalidade do relatório. Por isso é importante listar os objetivos que irão nortear a análise de quem ler os dados relatados.
Assim como a apresentação do tema, também se recomenda que os objetivos sejam descritos de forma clara e concisa. O ideal é listar entre três e cinco objetivos, do contrário você pode acabar confundindo o leitor.
Após isso, é o momento de detalhar as atividades, destacando o que foi ou o que precisa ser feito, bem como as pessoas responsáveis por fazê-las. Aliado ao detalhamento é preciso incluir o desdobramento, pois é através dele que o leitor descobrirá como chegou aos resultados finais.
Para finalizar o relatório é necessário incluir a etapa de conclusão, construída em 5 ou 6 parágrafos. Nesta fase, é feita uma revisão de quais foram às atividades, descrevendo o que foi conquistado e se estava ou não dentro do esperado.
Além disso, é possível fazer uma análise dos benefícios conquistados ou que podem ser obtidos através do projeto.