Rede privada terá vacina contra Covid-19
O ministro da saúde afirmou que a rede privada terá vacina contra Covid-19. Porém, somente quando o SUS, Sistema Único de Saúde, receber toda a quantia necessária.
A prioridade das vacinas é que o SUS tenha o estoque necessário. Assim, a partir desse momento a rede privada terá autorização da compra.
Em reunião, o ministro também foi cobrado sobre o plano de vacinação. Afinal, muitos países já iniciaram a imunização da população. Entretanto, o Brasil ainda está sem previsão.
Grande busca: rede privada terá vacina
Devido a divulgação de resultados de algumas vacinas a busca pelas doses começou. Assim, representantes de clínicas informaram o aumento da procura. Logo, justificando o motivo que a rede privada terá vacina.
Toda a distribuição acontecerá seguindo o plano nacional e atenderá todos os estados. Inclusive, não haverá separações ou vantagens no momento da divisão.
Segundo o ministro, todos os brasileiros serão vacinados igualmente. Então, os estados receberão vacinas de acordo com os grupos a serem imunizados.
Vacinação em janeiro
Enquanto alguns buscam saber se a rede privada terá vacina, o governador de São Paulo anunciou uma data. Assim, a partir de 25 de janeiro de 2021 o estado começará a usar a Corona Vac, da qual comprou nove milhões.
A vacina foi desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, empresa chinesa. Mas, além dela, também comprou-se 24,7 milhões da AstraZeneca e 500 mil da Pfizer.
Demora com o plano de vacinação
O governo tem recebido muitas críticas pela demora em anunciar o plano de vacinação. Afinal, outros países do mundo já começaram a imunização e aqui não há grandes previsões.
Um dos pontos levantados pelo ministro é que o Brasil está na vanguarda da vacinação. Ou seja, ainda tem medo e preocupação sobre o processo de imunização. Assim, demorando mais para tomar as decisões.
Cuidados até saber se a rede privada terá vacina
Ainda não tem a definição se a rede privada terá vacina bem como a pública. Portanto é o momento de tomar cuidado para evitar a contaminação.
Seguir os cuidados indicados pela Organização Mundial da Saúde é preciso. Então:
- Utilize máscara sempre que sair de casa;
- Mantenha um distanciamento de dois metros das pessoas;
- Evite aglomerações;
- Sempre lave as mãos e use álcool gel;
- Não saia de casa sem necessidade;
- Continue com hábitos de higiene.
São pequenas atitudes feitas no dia a dia e que trazem bons resultados. Dessa forma, está cuidando de você e sua família. Então, faça sua parte.