A redação é um dos elementos mais importantes da sua prova. Isso porque, além de contar diversos pontos, ela ainda pode servir como critério de desempate entre dois candidatos.
Mas, para a sua sorte, a redação da maioria das provas de concursos públicos é simples. O artigo de hoje vai te ajudar a entender os três tipos mais comuns de redação que podem aparecer para você em uma prova.
Os tipos mais comuns e mais cobrados em redações de concurso são três: dissertação, descrição e narração.
Para saber qual será trabalhada você deve ler o edital disponibilizado pela banca organizadora meses antes da sua prova.
Vamos conhecer cada um desses tipos.
É muito comum que os concursos prefiram textos dissertativos.
Para se ter uma ideia da sua importância, é bom ressaltar que a dissertação é o tipo de redação cobrado pela prova do ENEM.
Mas o que é uma dissertação? Dissertações são aqueles textos que expõem ideias acerca de um tema relevante para a sociedade. Pode ser dividida em duas categorias:
Os dois tipos de redação são composto por introdução, desenvolvimento e conclusão. Lembre-se de usar conectivos para ligar as suas ideias.
O objetivo do texto descritivo é criar uma imagem sobre determinado tema. Dessa maneira, você deve? expor as suas impressões usando as características daquilo que está sendo exposto.
Sendo assim, o principal objetivo do texto descritivo não é argumentar, mas sim expor fatos objetivos. Dessa maneira, o repertório não é necessário como na dissertação.
A narração é o tipo menos cobrado em provas de concursos.
A principal diferença desse tipo de texto com os outros é que a narração não precisa ter compromisso com a realidade, ou seja, ela pode ser uma ficção. Porém, uma narrativa também pode falar sobre fatos reais, sendo assim fica ao seu critério que tipo de narrativa você vai criar.
Alguns exemplos de textos narrativos são contos, romance e fábulas.