Muitos pais se perguntam como podem ajudar os filhos a melhorarem a redação nos exames que estão por vir.
Afinal, escrever bem e corretamente não é tarefa das mais fáceis e pode ser determinante para definir o ingresso do estudante no ensino superior.
Para se ter uma ideia, em 2020, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) teve apenas 28 redações nota mil, sendo o pior resultado desde a edição de 2013.
Por conta disso, selecionamos algumas dicas para os pais ou responsáveis ajudarem os filhos na preparação para os vestibulares e Enem na hora de formularem a redação, acompanhe o artigo e fique por dentro!
Selecionamos cinco dicas para os pais e responsáveis ajudarem os filhos na preparação para as avaliações futuras a desenvolverem uma boa redação, veja!
Estimular os filhos a lerem bons livros mesmo que seja uma versão digital, assim como jornais, revistas e blogs que agregam ao conhecimento é fundamental.
A leitura irá ampliar o repertório e desenvolver o pensamento crítico do aluno, assim como aumentar o vocabulário e se familiarizar com as regras gramaticais.
Temas atuais e polêmicos para sociedade são possíveis assuntos abordados em uma prova de redação. Por isso converse com os jovens sobre o que está acontecendo atualmente no planeta.
Pesquisar juntos sobre esses assuntos que estão em alta nas mídias impressa e digital é uma ótima dica, por exemplo.
Depois, abram discussões acerca desses temas, pontuando a conversa com os prós e os contras; valorizem os diferentes pontos de vista possíveis.
Essa atividade ajuda a desenvolver a capacidade de organizar argumentos e de relacionar informações.
Escrever é fundamental para os estudantes aprimorarem as habilidades de escrita. Afinal, não adianta estar antenado nos assuntos e não conseguir passar para o papel.
Portanto, treine bastante a escrita , e assim terá mais chances de obter êxito na redação.
Provavelmente a redação não deverá demorar mais do que 1 hora e 15 minutos para ser realizada. Desse modo, administrar o tempo para produzi-la é muito importante.
Pais e responsáveis podem ajudar nesse treino, gerenciando simulados e cronometrando o tempo de finalização do texto.
O tempo dedicado ao desenvolvimento da tese e ao rascunho da redação não pode ultrapassar 30 minutos. Já o texto final deve demandar cerca de 15 e 20 minutos.
Deve sobrar um tempo para revisar e, se necessário, passar o texto a limpo.
Os pais ou responsáveis devem fazer uma leitura crítica das redações. A proposta é identificar os erros de ortografia, pontuação, concordância e regência.
No final da revisão, os erros devem ser indicados ao estudante, pois são considerados graves pelos examinadores. Todavia, caso o familiar não domine a gramática, vale buscar ajuda de terceiros para desempenhar essa função.
Além disso, vale consultar o dicionário sempre que aparecer uma palavra estranha ou incompreensível. Vale destacar que evitar, no texto, gírias, clichês e abreviações que costumam ser usadas em bate-papos na internet é primordial para não perder pontos.
E então, gostou das dicas sobre como os pais e responsáveis podem ajudar os filhos a formularem uma boa redação?
Não deixe de ler também – Redação ENEM: veja os temas prováveis para a prova de 2021!