Redação do ENEM: resumo sobre as 5 competências

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram abertas nesta segunda-feira, dia 5 de junho. A aplicação das provas, que está marcada para o mês de novembro, se aproxima. Desse modo, os estudantes têm apenas cerca de cinco meses para se preparar para as provas. 

Uma das provas que mais causam preocupação nos participante do Enem é prova de redação, que é a única prova discursiva do exame, além de compor 20% da nota final do participante.

Pensando nisso e na proximidade da prova, apresentamos abaixo um breve resumo sobre as cinco competências cobradas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

As cinco competências do Enem

As competências são nada mais que um conjuntos de conhecimentos e habilidades que o participante do Enem deve demonstrar que domina através da escrita da redação. Essas competências são estabelecidas previamente pelo Inep e divulgadas para os participantes. 

Além disso, o Inep contrata um grupo grande de profissionais da área de Letras e os prepara para avaliar as redações tendo como base essas competências. Cada competência vale até 200 pontos, de modo que totaliza o valor de 1000 pontos, nota máxima que o participante pode conseguir na prova de redação do Enem.

Desse modo, na hora de avaliar a produção do candidato, os corretores indicam qual foi o nível de desempenho no atendimento das exigências. Veja a seguir um breve resumo sobre as cinco competências e o que cada uma delas exige!

Competência I

A primeira competência estabelecida pelo Inep diz respeito ao domínio da escrita formal da Língua Portuguesa. Para conseguir a nota máxima nessa competência o participante deve escrever o seu texto de acordo com as regras gramaticais e ortográficas do português.

Na avaliação dessa competência, os corretores analisam as estruturas sintáticas, da concordância nominal e verbal, da pontuação e da acentuação das palavras. Se o participante cometer muitos desvios da norma culta escrita, por exemplo, sua nota não poderá ser maior de 120 pontos nessa competência.

Competência II

A segunda competência exige que o candidato tenham capacidade de compreender o tema e não fugir do que é proposto, além de conhecer a estrutura de texto dissertativo-argumentativo. A fuga total ao tema é um dos fatores que pode fazer com que o estudante zere a nota da prova de redação.

Nesse sentido, é necessário estar atento para atender o tema proposto integralmente e estruturar o texto de forma adequada, considerando a estrutura canônica do tipo textual dissertativo-argumentativo, que exige introdução, desenvolvimento e conclusão.

Competência II

Já a terceira competência exige que o participar saiba selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista;. Além de compreender o tema proposto, o participante deve saber argumentar sobre o assunto em questão, organizando textualmente os argumentos com encadeamento lógico e coerência. 

Nesse sentido, a argumentação apresentada deve estar consistente e organizada e demonstrar opiniões bem-fundamentadas em consonância com o ponto de vista apresentado. 

Competência IV

A quarta competência, por sua vez, exige conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. Desse modo, nessa competência, os corretores avaliam a estruturação lógica do texto através do uso de elementos coesivos e de outros recursos linguísticos.

Portanto, as partes do texto devem estar articuladas entre si com muito domínio e com um repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência V

Por fim, a quinta competência exige que o estudante elabore uma proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos. O estudante que em seu texto ferir os direitos humanos demonstra despreparo para o exercício da cidadania. 

Portanto, a proposta de intervenção apresentada pelo estudante deverá respeitar a dignidade e a integridade humana. Além disso, essa competência estabelece que proposta de intervenção completa deve apresentar quatro elementos básicos. São eles: ação, agente, meio e finalidade.

Tento em vista essas exigências do Inep para a prova de redação do Enem, o participante pode estudar todos os conhecimentos mencionados e aprimorar as habilidades com a escrita de textos durante os seus estudos. Assim, o participante do Enem estará mais preparado para conseguir a desejada nota 1000 na prova de redação.

Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com as regras da ABNT; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.