Nos últimos anos, uma teoria tem circulado entre os estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): as instituições responsáveis, como O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) supostamente indicam sinais sobre o tema da redação em suas redes sociais.
Enquanto alguns descartam essa ideia como um mito, outros estão convictos de que postagens recentes podem ser os famosos “spoilers”.
A crença de que as instituições deixam pistas sobre o tema da redação do Enem remonta a 2017. Naquele ano, o Inep disponibilizou dezenas de vídeos com orientações para candidatos surdos e com deficiência auditiva, além de anunciar a introdução de videoprovas traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Inesperadamente, a redação daquela edição abordou “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
Embora essas coincidências possam parecer intrigantes, é importante lembrar que o Enem conta com um sistema de segurança, e nem mesmo o ministro da Educação ou o presidente da República têm acesso antecipado às questões, ou ao tema da redação.
Apesar das precauções de segurança, alguns estudantes atentos acreditam ter identificado potenciais pistas nas redes sociais do MEC e do Inep. Vamos explorar alguns dos temas que têm ganhado destaque nessas plataformas.
Sem dúvida, um dos temas mais recorrentes nas postagens recentes do MEC e do Inep é a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Foram compartilhadas homenagens à luta das pessoas com deficiência, abordando questões como acessibilidade na educação, pessoas com baixa visão, autismo, educação inclusiva e até os jogos paraolímpicos.
Segundo Leonardo Baroni, da plataforma Redação Nota 1000, é fundamental discutir o acesso e os direitos das pessoas com deficiência, uma vez que esse grupo representa quase 9% da população brasileira, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
Alguns seguidores das redes sociais do MEC e do Inep também ficaram desconfiados dessas postagens frequentes, deixando comentários sugestivos.
Outro assunto que tem recebido atenção é a alfabetização e a educação de jovens e adultos. Dados recentes sobre o déficit de alfabetização no Brasil colocaram esse assunto em evidência, e o MEC divulgou uma série de vídeos e campanhas destacando a importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Algumas dessas iniciativas envolveram artistas que falaram sobre a relevância da EJA e contaram histórias inspiradoras de pessoas que se alfabetizaram mais tarde na vida, conseguindo concretizar o sonho de ler e escrever, além de se inserir no mercado de trabalho.
Embora possa parecer um tema recente demais para ser abordado no Enem, as queimadas e os incêndios florestais no Brasil estão longe de ser um problema exclusivo de 2024. Os índices de incêndios na Amazônia, Cerrado e Pantanal têm batido recordes consecutivos nos últimos anos, e quem não se lembra do dia em que o céu de diversas cidades ficou coberto de fumaça devido às queimadas em 2019?
Por essa razão, o aquecimento global, sua relação com as queimadas e os impactos na saúde são temas relevantes que poderiam ser abordados na redação do Enem 2024. O Ministério da Educação já compartilhou postagens sobre esse assunto em suas redes sociais.