Em uma área de recursos humanos há a possibilidade de muitas subdivisões, no entanto, cada empresa tem a sua forma de direcionar essa demanda.
Por isso, a delegação de tarefas diárias é cabível à gestão da empresa, de forma que essa delegação seja adaptada à realidade do negócio.
Sendo assim, muitas empresas ampliam a subdivisão conforme a empresa cresce. No entanto, algumas empresas de menor porte terceirizam as demandas relacionadas ao departamento de pessoal, para que a gestão da área de RH possa atuar estrategicamente e internamente em outras questões.
São muita as possibilidades estratégicas de atuação interna, como planejamento de carreiras, acompanhamento de planos de cargos e salários, melhorias nos benefícios, são diversas as necessidades dentro de uma área.
Por isso, é fundamental que a empresa analise essa necessidade de forma que possa delegar algumas tarefas à liderança de cada equipe.
Além disso, é possível elaborar dinâmicas de grupo para que ocorra uma quebra de barreiras internas no que tange a comunicação. Dessa forma, o setor de Recursos Humanos pode elaborar o projeto estratégico e acompanhar junto à gestão.
Porém, a aplicação fica por conta de cada liderança, no entanto, em algumas empresas, o recursos humanos é totalmente estratégico e baseado em dados numéricos.
É importante que essa elaboração estratégica não ocorre em detrimento de fatores intangíveis, ao contrário, são estratégias que amparam as necessidades no que diz respeito a motivação e comunicação interna.
Por isso, cada empresa deve elaborar a divisão das demandas de Recursos Humanos de forma que ampare o seu próprio crescimento. Assim sendo, a empresa pode ajustar a área conforme cresce e direciona o seu capital humano.