Incontestavelmente, o WhatsApp faz parte do dia-a-dia dos brasileiros. Já virou rotina e está presente em muitos momentos, seja apenas para manter contato com a família e amigos, seja para fazer compras, resolver questões com o banco, etc.
Desse modo, não é de se espantar que os golpistas dedicam uma atenção especial ao aplicativo. Afinal, é um novo canal para fazer as suas vítimas.
Por isso, se você receber uma mensagem estranha, com oferta de emprego, ou até mesmo um simples “olá” vindo de outro país, desconfie. Saiba como agir.
Infelizmente, não tem melhor conselho do que esse: desconfie! Então, quando você receber uma mensagem de um estranho no WhatsApp, ligue o sinal de alerta, porque na maioria dos casos pode indicar algum tipo de golpe.
Assim, podemos citar como exemplo uma oferta inesperada de emprego pelo aplicativo.
Ainda mais, outro golpe que já está ficando bem conhecido é uma suposta mensagem de familiar pedindo dinheiro e usando uma desculpa qualquer para o envio do texto por um outro número de telefone.
Lembre-se, desconfie! Não tome nenhuma atitude. Procure imediatamente o seu familiar e confira a história de perto. Não transfira nenhum dinheiro antes de saber exatamente do que se trata.
Além disso, um outro exemplo clássico é receber uma mensagem dizendo ser do banco, e informando haver problemas na sua conta, indicando um link para acessar e conferir detalhes. Não clique!
Entre em contato com os canais oficiais do seu banco e verifique exatamente o que está acontecendo.
Outro ponto de destaque é o envio de mensagens no WhatsApp com boletos que supostamente estariam em atraso ou multas urgentes. Não faça nenhum pagamento antes de se certificar que de fato são da sua responsabilidade.
São inúmeros os casos de boletos falsos que direcionam grana para os criminosos.
Ao se deparar com um golpista ou qualquer outro tipo de mensagem indesejada no WhatsApp, não responda.
Aliás, o passo mais certeiro é denunciar ao WhatsApp. Você pode fazer isso no próprio chat, no menu “?” e em “Denunciar”.
Inclusive, realize esse passo antes mesmo de bloquear o contato, para que assim as mensagens mais recentes sejam anexadas e permitam que o WhatsApp exclua a conta caso considere que ela está violando os termos de uso.
Na prática, quanto maior o número de pessoas que denunciam um número de telefone, maior será a probabilidade de o WhatsApp expulsá-lo de seus servidores.
Por fim, depois da denúncia, aí sim é o momento de bloquear o contato, para garantir que ele não tenha mais acesso a você.