Se você pretende receber Auxílio Brasil em novembro, saiba que é importante que seus dados cadastrais estejam devidamente atualizados.
O Governo Federal estipulou um prazo para que os beneficiários do programa pudessem fazer a atualização, para garantir a continuidade do recebimento.
Se você não sabe se precisa ou não realizar a atualização, saiba que está no lugar certo! Hoje vamos te mostrar tudo o que você deve saber a respeito desse assunto.
Quer saber mais? Então não deixe de ler até o final, para não perder nenhum detalhe!
Antes de saber se você precisa atualizar os dados para receber Auxílio Brasil em novembro, vamos conhecer melhor esse programa.
Lançado em 2022, o Auxílio Brasil é o novo programa de transferência de renda do Governo Federal, que veio para substituir o antigo Bolsa Família, de 2003, criado pela gestão daquela época.
Quando foi lançado, a ideia era pagar parcelas de 400 reais mensais para os brasileiros mais pobres, que se enquadram nos requisitos impostos pelo Ministério da Cidadania.
Contudo, depois de um certo tempo, o Governo Federal aumentou o valor para 600 reais. O intuito era de amenizar os impactos causados pela situação de calamidade pública e da guerra entre Rússia e Ucrânia.
No entanto, esse valor deverá prosseguir somente até dezembro deste ano. Mas como a presidência da República deve mudar de mãos a partir de 1 de janeiro de 2023, o futuro do programa ainda é bastante incerto.
Uma das exigências do Ministério da Cidadania, responsável por receber, filtrar e selecionar os pedidos do programa para pagamento das parcelas, é que as famílias estivessem devidamente cadastradas no CADúnico para programas sociais do Governo Federal. Além disso, que tivessem feito uma atualização cadastral há pelo menos 2 anos.
Contudo, muitas famílias que entraram no programa ainda precisam atualizar seus dados para garantir a continuidade do recebimento.
Para evitar que as famílias não realizassem essa atualização e acabassem perdendo o benefício, o Governo Federal estipulou um prazo, que vai até o dia 11 de novembro, sexta-feira.
Na verdade, o prazo era até o dia 14 de outubro. Entretanto, devido ao grande número de famílias que não realizaram o processo e as grandes filas e confusões que se formaram nos CRAS em todo Brasil, o prazo foi prorrogado, sendo agora, definitivo.
O jornal Extra realizou uma pesquisa, que aponta que mais de 260 mil famílias ainda não realizaram a atualização dos dados cadastrais junto ao CADúnico até o final do mês de setembro de 2022.
A preocupação é que, ao final do prazo definitivo, que vai até o dia 11, todas as famílias que não tiverem feito o processo terão o pagamento das parcelas do Auxílio Brasil suspensas indefinidamente.
É importante lembrar que o CADúnico é a única porta de entrada para as famílias que se enquadram nos requisitos e deseja receber o Auxílio Brasil.
Além disso, para receber outros benefícios sociais, como Vale Gás, por exemplo, também é importante ter cadastro no CADúnico.
Como já vimos anteriormente, o CADúnico é a única forma de entrar em um dos programas sociais do Governo Federal.
E uma das especificações do Ministério da Cidadania é que os dados cadastrais devem ter atualização sempre com um intervalo máximo de 2 anos. Além disso, sempre que houver mudanças na situação da família, com nascimento de um novo membro, ou mudança de endereço, por exemplo.
Para ver se seus dados estão em dia, basta acessar o aplicativo do CADúnico. No entanto, caso a família se mude, será necessária uma nova visita ao CRAS, para passar por uma nova entrevista.
Lembrando que esse procedimento só é necessário para mudanças mais significativas, como de município ou estado.
Mudanças menores, como de rua ou bairro, podem ter confirmação no aplicativo do CADúnico, de forma rápida e simples.
Agora que você já sabe os prazos para atualizar dados para receber Auxílio Brasil em novembro, acesse o aplicativo do CADúnico, veja se está tudo em ordem, ou vá até a unidade do CRAS mais perto de você!