O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou que irá reaplicar as provas do ENEM 2022 na próxima semana. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem que a prova será reaplicada neste mês.
Mas não são todas as pessoas que poderão participar novamente da aplicação das provas. Isso porque, é necessário cumprir os requisitos para tal. A seguir, confira tudo sobre a reaplicação do ENEM 2022!
A reaplicação do ENEM 2022 vai acontecer na próxima terça-feira (10) e quarta-feira (11). Porém, apenas os estudantes que tiveram algum incidente logístico e que estavam com alguma doença infectocontagiosas no dia da primeira aplicação poderão participar dessa nova etapa.
No entanto, estas pessoas deveriam solicitar a reaplicação da prova para terem a oportunidade de participar desta “segunda chamada”. Assim, aqueles que fizeram a solicitação dentro do prazo (entre os dias 21 e 25 de novembro de 2022) e justificaram o pedido por meio de documentos, poderão participar das provas que ocorrerão na próxima semana.
Além disso, o Inep já divulgou que o cartão de confirmação já está disponível para os estudantes na página do participante. Portanto, se você vai participar da reaplicação do ENEM e ainda não imprimiu o seu cartão de confirmação, ainda dá tempo de obtê-lo.
O Inep conta com uma lista no edital do ENEM, que define o que poderá ser considerado incidente logístico e doenças infectocontagiosas para a reaplicação do exame.
A seguir, confira o que é considerado incidente logístico:
Além disso, você também poderá conferir quais são as doenças infectocontagiosas consideradas pelo INEP para a reaplicação do ENEM 2022:
As pessoas que estão privadas de liberdade também irão realizar o ENEM 2022 nas datas da reaplicação. No entanto, o local de realização das provas será nas próprias unidades prisionais e socioeducativas. Vale ressaltar que o nível de dificuldade das provas será o mesmo para todos os participantes.
O ENEM é a principal porta de entrada para as faculdades e universidades do Brasil. Através dele, os estudantes brasileiros podem participar de programas como o SISU, PROUNI e FIES para ingressarem no ensino superior de ensino. Em 2022, mais de 3 milhões de estudantes se inscreveram para as provas.
Recentemente, o Ministério da Educação (MEC) anunciou que irá antecipar as inscrições dos programas estudantis SISU (Sistema de Seleção Unificada), PROUNI (Programa Universidade para Todos) e FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) para o ano de 2023.
De acordo com o MEC, os editais com as informações detalhadas sobre os critérios de seleção e cronograma serão publicados em janeiro de 2023.
A seguir, confira a tabela com o resumo das datas dos programas estudantis em 2023: