A entrevista de emprego precisa ser conceituada pelo candidato como uma oportunidade relevante para o direcionamento de sua competência dentro da dinâmica do mercado de trabalho atual.
O candidato deve conceituar a entrevista de emprego como uma oportunidade de realizar uma apresentação e não como um julgamento de sua personalidade e trajetória profissional.
Isso porque o conceito errôneo de que a entrevista de emprego é uma forma de julgamento faz com que o candidato autossabote sua carreira, pois, ao adotar uma postura evitativa, o candidato deixa de demonstrar para a empresa suas competências e habilidades de modo orgânico.
Por isso, a entrevista de emprego objetiva que a empresa conheça melhor as qualidades do candidato, facilitando assim o alinhamento de expectativas quanto à vaga. Além disso, por outro lado, o candidato também deve explorar a empresa, questionando pontos relevantes sobre a cultura, benefícios, atividades exercidas, possibilidades de crescimento etc.
É muito importante que direcione a sua narrativa e adote uma postura participativa para tornar genuína a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção. Considere analisar o seu próprio currículo de maneira objetiva, explorando situações que demonstrem os pontos positivos de sua carreira, ao passo que também é relevante contornar situações negativas.
Sendo assim, fale sobre a sua capacidade de alcançar metas; gerir pessoas; construir o relacionamento com o cliente; gerar campanhas de marketing digital; elaborar treinamentos; resolver conflitos; negociar processos e prazos; controlar agendas etc.
Em contrapartida, ao se colocar como uma pessoa tímida, destaque que deseja estudar teatro, por exemplo. Pois assim estará contornando, de forma orgânica, uma situação que pode ser conceituada como um defeito.
O seu comportamento transmite uma relevante mensagem durante a entrevista, por isso, trabalhe a sua respiração, não gesticule excessivamente e mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo.
Certamente, todos os pontos são adaptáveis, no entanto, é válido que o candidato se coloque positivamente, já que ao tornar o processo seletivo genuíno, poderá elevar a sua chance de sucesso.
Visto que, caso haja uma contratação, essa será oriunda de uma troca de experiências e de uma análise feita por ambas as partes sobre os valores e as objetividades envolvidas.