Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil, a instituição tem buscado estabelecer as bases para a futura emissão de uma moeda digital.
Pensando nisso, vai promover uma série de webinars a partir do mês de julho, com o objetivo de debater junto à sociedade as diretrizes gerais de uma moeda digital para o Brasil, publicadas pelo BC em maio deste ano.
Conforme reforça o BC, além disso, serão levantados casos de usos que possam se beneficiar da emissão de um Real digital e as tecnologias mais adequadas para sua implementação.
Dessa forma, o BC pretende realizar uma série de webinars com o tema “O Real Digital”. Ao passo que esses webinars serão compostos de sete encontros.
Sendo assim, em cada encontro, um tópico relevante para o andamento dos trabalhos será discutido com representantes dos provedores de serviços financeiros (fintechs, bancos), provedores de tecnologia (provedores de infraestrutura tecnológica para mercados financeiros e bigtechs) e com a sociedade em geral.
Em 29/07/21 o primeiro webinar pretende discutir o potencial do Real em formato digital.
O segundo encontro irá abordar temas como cidadania, segurança de dados, sigilo e rastreabilidade.
Em setembro o BC pretende debater as operações offline como um desafio para o real digital, bem como, será debatido o dinheiro programável.
Por conseguinte, em outubro de 2021 será a vez do webinar falar sobre emissão e movimentação,ou seja, o foco será distribuição, custódia e destruição do real digital.
Já o mês de novembro ficou reservado para a integração internacional da moeda real digital. Enfim, tecnologias para emissão dessa novidade será um outro assunto debatido e explicado ainda em novembro, bem como, a segurança necessária para proteger o Real Digital de ataques cibernéticos. Lembrando que o BC pode alterar essas previsões, caso seja necessário.
Dessa forma, o Banco Central pretende atualizar a sociedade sobre essa tendência que será revolucionária para o mercado financeiro mundial.