Você já se perguntou o que realmente acontece quando deixa seu cachorro dormir na sua cama? Embora a presença do seu pet traga conforto e carinho, um estudo recente revelou como isso pode impactar a qualidade do sono humano. A pesquisa mostra detalhes surpreendentes sobre os efeitos dessa prática, apontando tanto benefícios quanto possíveis incômodos. Confira abaixo como este hábito pode afetar o seu sono.
O que dizem os estudos sobre sono humano com cachorro na cama?
Já saiu pesquisa com resposta clara: dormir com o seu pet no quarto não muda quase nada na sua qualidade do sono. Agora, dividir o colchão? Aí o sono costuma ser interrompido mais vezes. Cães têm sono leve e estão sempre em alerta, então, qualquer mexida, latido ou sair/voltar da cama pode te acordar, ainda que rapidinho.
Riscos à saúde
Além de atrapalhar o seu sono durante a noite, dormir junto ao seu cachorro pode trazer riscos à saúde. Confira abaixo quais são eles:
- Aumento do risco de alergias causadas por pelos, ácaros e poeira trazidos pelo pet;
- Possibilidade de transmissão de parasitas, como pulgas e carrapatos;
- Risco de contaminação por fungos ou bactérias, especialmente se o cachorro não estiver limpo;
- Desconforto ou problemas posturais causados pela ausência de espaço na cama;
- Potencial agravamento de doenças respiratórias em pessoas com asma ou rinite;
- Maior vulnerabilidade a infecções para pessoas com baixa imunidade.
O que é ideal para o conforto do pet?
O ideal é que o pet tenha sua própria cama, garantindo conforto e segurança para ele, além de evitar riscos para você, como alergias ou interrupções no sono. Para manter o pet perto, a cama dele pode ser colocada no seu quarto, mas é importante não dividir o colchão com o amigo de patas, para preservar a qualidade do sono de ambos e assegurar um ambiente mais saudável e confortável.

Dúvidas referentes ao hábito de dormir com cães
- É perigoso para a saúde deixar o cachorro na cama toda noite?
Não é perigoso para pessoas saudáveis e cães limpos, mas pode aumentar risco de alergia, transmissão de parasitas ou alguns fungos. Se notar coceira ou espirros, vale testar camas separadas. - Quais são as consequências de uma noite mal dormida?
Uma noite mal dormida pode causar cansaço, dificuldade de concentração, irritabilidade, redução do desempenho e aumento do risco de problemas de saúde. - Posso dividir a cama com mais de um cachorro?
Pode, mas o risco de interrupções no sono e bagunça aumenta muito. O ideal, nesses casos, é organizar um espaço confortável para os pets no quarto e evitar tumulto no colchão. - Como posso evitar alergias ao dormir com pets?
Lave roupas de cama com frequência, mantenha o pet limpo e escovado, e se o quadro for grave, deixe o cachorro fora do quarto ou procure ajuda médica.
Que tal compartilhar com aquele amigo que você sabe que gosta de dividir a cama com o animal de estimação? Para mais conteúdos como este, continue acessando Radar NC!














