Se você sonha em ingressar no ensino superior, mas não tem condições de pagar uma faculdade particular, sabia que o Fies pode ser a solução? O Fundo de Financiamento Estudantil oferece financiamento para mensalidades em cursos superiores de instituições privadas com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
São mais de 112 mil vagas, distribuídas em 1.421 universidades e mais de 19 mil cursos, movimentando milhares de estudantes. O fundo transforma a esperança em realidade para quem quer cursar o ensino superior, mas teme os boletos no fim do mês. Todo mundo conhece pelo menos um amigo ou parente que já “salvou o semestre” graças ao Fies.
Se você deseja financiar seus estudos pelo Fies em 2026, não deixe para depois: as inscrições encerram às 23h59 desta sexta-feira, 6 de fevereiro de 2026. A seguir, saiba como funciona, quem pode participar e como se inscrever.
Como funciona o Fies 2026?
O Fies é uma oportunidade criada pelo Governo Federal para ajudar quem sonha em estudar em uma faculdade particular, mas enfrenta dificuldades financeiras. Com esse programa, você pode começar seu curso superior agora e começar a pagar a maior parte do valor só depois de se formar, com condições que podem incluir juros zerados. É uma forma de tornar o sonho da graduação mais acessível e menos pesado no bolso durante os estudos.
Então, resumindo:
✅ Você estuda agora e só começa a pagar depois de se formar;
✅ Sem cobrança de juros para todos os alunos;
✅ Não é preciso fiador se a renda familiar for de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
✅ Pode financiar 100% ou 50% do valor da mensalidade, conforme o seu perfil.
Quem pode participar do Fies 2026?
Podem se inscrever candidatos que participaram do Enem a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos nas cinco provas e nota acima de zero na redação. Também é necessário ter renda bruta familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos (R$ 4.863,00 para 2026).
Pessoas com deficiência (PcD) terão vagas reservadas, mediante apresentação de laudo médico com o respectivo código CID. O formulário de inscrição exige informações detalhadas sobre perfil, etnia/cor, condição de quilombola, deficiência e histórico no ensino superior.

Imagem: Agência Brasil
Como funciona a classificação e o Fies Social
A classificação respeita a ordem decrescente das notas do Enem, segmentada pelo tipo de vaga, grupo de preferência e modalidade de concorrência. O destaque do processo é o Fies Social, que reserva 50% das vagas para quem tem renda de até meio salário mínimo por pessoa (R$ 810,50) e inscrição ativa no CadÚnico.
Para quem atender a esses critérios, o financiamento pode cobrir 100% dos encargos educacionais. Qualquer divergência na renda informada pode exigir documentação complementar junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição.
Como se inscrever no Fies 2026?
Você tem até as 23h59 de hoje para se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com seu login na plataforma Gov.br. A inscrição é gratuita e é necessário possuir um e-mail pessoal válido.
É possível inscrever-se em até três opções de curso, com alterações permitidas até o fim do prazo. O MEC destaca que a pré-seleção ocorrerá para uma única opção, incluindo curso, turno, local de oferta e instituição de ensino superior.
Divulgação do resultado, lista de espera e prazos
O resultado da pré-seleção sairá em 19 de fevereiro de 2026. Os aprovados deverão complementar a inscrição entre 20 e 24 de fevereiro no sistema Fies Seleção. Quem não for chamado na primeira lista estará automaticamente na lista de espera, com novas oportunidades de seleção de 26 de fevereiro a 10 de abril.
Os interessados devem ficar atentos aos prazos, pois não haverá prorrogação. Toda a seleção segue critérios oficiais divulgados no edital, com regras transparentes para garantir a equidade do processo.
Se você deseja ingressar no ensino superior neste ano, não deixe de ler atentamente todas as informações do edital e se inscrever antes do prazo final. Assim, você pode garantir o financiamento integral ou parcial, aliviando as contas no final do mês.
📲 Para acompanhar mais informações como esta, acesse o portal Radar NC todos os dias!














