O governo federal realiza nesta quarta-feira (29) mais uma rodada de pagamentos do Bolsa Família. Hoje, por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 9. O dinheiro já está na conta desde as primeiras horas da manhã.
Seguindo a lógica de repasses, é possível afirmar que resta apenas um pagamento a ser feito neste mês de maio, e ele será voltado para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 0. Mas afinal de contas, quando essas pessoas poderão receber o saldo em suas contas?
A dúvida começa a crescer sobretudo quando se sabe que nesta quinta-feira (30), o país deverá celebrar o dia de Corpus Christi. Trata-se de uma data de teor católico celebrada em várias regiões do Brasil. Oficialmente, não estamos falando de um feriado de caráter nacional.
Mas o dia de Corpus Christi é considerado pelo governo federal como um ponto facultativo. Na prática, isso significa que cada estado e município podem decidir por conta própria se vão considerar o feriado, ou um dia de trabalho normal.
De acordo com o calendário oficial de pagamentos do Bolsa Família, não há previsão de pagamentos do benefício para esta quinta-feira (30), ou seja, no dia de Corpus Christi. Por isso, os usuários com NIS final 0, terão que esperar mais um pouco para poder receber o saldo em suas contas.
Vale sempre lembrar que o Bolsa Família não será pago mesmo nos casos das cidades que em que o feriado não foi concedido. Assim, mesmo que você resida em que o feriado não tenha sido concedido, o governo federal não vai realizar pagamentos do benefício.
Os repasses serão retomados na sexta-feira (31). Mesmo que a sua prefeitura tenha considerado estender o feriado até o final de semana, o dinheiro será liberado pontualmente nesta data para os usuários que possuem o NIS final 0.
Para movimentar este dinheiro, não é preciso sair de casa. A movimentação pode ser feita naturalmente através do app do Caixa Tem. Com esta aplicação em mãos, o cidadão pode pagar contas, transferir saldos para outros bancos, fazer um pix e até gerar um código para saques em caixas eletrônicos, casas lotéricas e correspondentes Caixa Aqui.
Se preferir, o cidadão também pode sacar o dinheiro do benefício através dos cartões do Bolsa Família, e do antigo Auxílio Brasil. Os dois dispositivos ainda podem ser utilizados normalmente, desde que estejam em um bom estado de conservação.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para este mês de maio:
De acordo com informações do governo federal, as regras de entrada para o Bolsa Família de maio seguem as mesmas. Para ter direto ao benefício, é preciso:
Mesmo as pessoas que cumprem estas regras de entrada, precisam aguardar até que os seus nomes sejam selecionados pelo governo federal. A entrada de novos beneficiários depende necessariamente do espaço orçamentário disponível para cada mês.
Para saber se você está entre os selecionados para os pagamentos do Bolsa Família em maio, não é preciso sair de casa. Esta consulta pode ser realizada através do aplicativo oficial do próprio programa, que já está disponível para download para celulares Android e iOS.