Questão Comentada sobre sintaxe do português

A sintaxe do português é um dos assuntos mais temidos nas provas de concursos, pois a resolução de questões sobre sintaxe exige a análise das orações e de seus elementos. Portanto, para mandar bem nesse assunto, é preciso não só estudar a teoria, mas também colocar em prática o conhecimento adquirido.

Por isso, apresentamos abaixo uma questão comentada sobre a sintaxe do português e o uso da vírgula para praticar. Confira!

Questão de 2019

Considere o trecho:

“É um almoço entre amigos e familiares em uma tarde de novembro. Todos estão sentados em volta de uma mesa oval. Da cozinha, a anfitriã aparece sempre com mais pratos deliciosos. Em um momento da comemoração, Elliot, um dos presentes, levanta-se e vai até um espelho de corpo inteiro numa parede oposta. Ele se inclina sobre seu reflexo e beija a própria imagem.” (Linhas 1-4) Sobre a estrutura de composição do trecho acima, é INCORRETO afirmar:

(A) No terceiro período, a vírgula usada é facultativa, pois separa um adjunto adverbial antecipado.

(B) No quarto período, as vírgulas usadas intercalam um adjunto adverbial antecipado e um aposto explicativo

(C) No quinto período, o pronome “ele” é um importante elemento de coesão, já que se trata de um elemento referencial, anafórico, usado para retomar o termo “Elliot” referido anteriormente.

(D) No quarto e quinto períodos verifica-se o uso de verbos pronominais e não pronominais.

Resposta e comentário

De acordo com as regras de uso da vírgula, o emprego desse sinal de pontuação é opcional após adjunto adverbial antecipado, desde que o elemento seja curto, como é o caso do adjunto “da cozinha” no terceiro período. Portanto, a letra A está correta. 

No entanto, no quarto período, o adjunto adverbial “em um momento da comemoração” está separado por vírgula, mas não está intercalado, como afirma a alternativa B. As vírgulas intercalam o aposto explicativo “um dos presentes”. Desse modo, a alternativa incorreta é a B.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia UFES divulga nº de vagas ofertadas na 1ª edição do Sisu 2021

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.