Questão comentada sobre o uso da vírgula

Nem todos os estudantes têm facilidade para pontuar um texto de maneira adequada. No entanto, saber usar bem os sinais de pontuação é um dos primeiros passos para escrever um bom texto. Além disso, provas de concursos e vestibulares costumam cobrar esse conhecimento a respeito da escrita da língua portuguesa.

Por isso, além de estudar as regras de pontuação da língua, é importante praticar. Pensando nisso, apresentamos abaixo uma questão comentada sobre o uso da vírgula. Confira!

Questão COPEV – UFAL

Não posso dizer positivamente em que ano nasceu a crônica; mas há toda a probabilidade de crer que foi coletânea das primeiras duas vizinhas. Essas vizinhas, entre o jantar e a merenda, sentaram-se à porta, para debicar os sucessos do dia. Provavelmente começaram a lastimar-se do calor. Um dia que não pudera comer ao jantar, outra que tinha a camisa mais ensopando que as ervas que comera. Passar das ervas às plantações do morador fronteiro, e logo às tropelias amatórias do dito morador, e ao resto, era a coisa mais fácil, natural e possível do mundo. Eis a origem da crônica

(ASSIS, Machado de. As Cem Melhores Crônicas Brasileiras. Objetiva: Rio de Janeiro, 2007, p. 27).

As reescritas do excerto “Essas vizinhas, entre o jantar e a merenda, sentaram-se à porta, para debicar os sucessos do dia” provocaram inadequação gramatical numa das opções. Identifique-a.
 
(A) Entre o jantar e a merenda, as duas vizinhas sentaram-se à porta, para debicar os sucessos do dia.
(B) Essas vizinhas, entre o jantar e a merenda, sentaram-se à porta para rever, os acontecimentos do dia.
(C) Entre o jantar e a merenda, essas vizinhas sentaram-se à porta, a fim de conversar acerca dos acontecimentos do dia.
(D) Tais vizinhas, entre o jantar e a merenda, sentaram-se à porta, para refletir sobre os sucessos do dia.
(E) Essas vizinhas sentaram-se à porta, entre o jantar e a merenda, para falar dos acontecimentos do dia.

Gabarito e comentário

Em primeiro lugar, para responder a esta questão, o candidato deve ler com cuidado a todas as alternativas, tendo atenção às relações sintáticas estabelecidas nas frases. O uso inadequado da vírgula pode atrapalhar a sintaxe da oração. Desse modo, o enunciado pede a identificação da alternativa na qual há uma inadequação gramatical.

Uma das regras básicas do uso da vírgula é a de que o sinal não pode ser usado para separar o verbo do sujeito ou do seu complemento. Na alternativa B é justamente isso que ocorre pois a vírgula separa o verbo rever do complemento os acontecimentos do dia. Desse modo, o gabarito da questão é a alternativa B.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja 5 livros para conhecer Clarice Lispector e as suas obras.

 
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.