Questão comentada sobre Acento Diferencial

Sem dúvidas, dominar as regras de acentuação das palavras do português é crucial para mandar bem em provas discursivas, pois será necessário aplicá-las na escrita das respostas. Além disso, em concursos, a cobrança do uso dos acentos pode ser mais direta, como ocorre no caso do acento diferencial. 

Por isso, além de saber as regras, os concurseiros devem ter conhecimento de como aplicá-las. 

Questão – 2019

Leia as afirmativas a seguir:

I. O verbo “ter” está grafado corretamente no exemplo: “As mulheres, hoje, têm acesso a diversos setores da sociedade”.

II. A grafia dos vocábulos seguintes está correta: absurdo, abnegado, aberto. 

Marque a alternativa CORRETA:

(A) As duas afirmativas são verdadeiras.

(B) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.

(C) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.

(D) As duas afirmativas são falsas.

Resposta e comentário

Em primeiro lugar, é preciso retomar o conceito de acento diferencial. São acentos diferenciais aqueles que marcam a distinção entre palavras cuja grafia é igual, mas têm significados diferentes. Nesse sentido, o verbo ter está grafado corretamente na afirmativa I.

Na fala, a forma do verbo ter na terceira pessoa do presente do indicativo no plural e no singular é a mesma. No entanto, na escrita, essa distinção é feita por meio do acento circunflexo. Quando conjugado no singular, usa-se tem, mas quando o verbo indica o plural, usa-se têm, com acento circunflexo marcando a distinção entre as palavras. O sujeito da frase na afirmativa do enunciado é mulheres, logo, o verbo será flexionado na 3ª pessoa do plural. Portanto, a afirmativa em I está correta, o que elimina a alternativa D.

Por outro lado, o candidato precisa ter conhecimento sobre a escrita do português para saber que a escrita das três palavras absurdo, abnegado, e aberto está correta. Então, a afirmativa em II também é verdadeira. Desse modo, a alternativa correta é a letra A.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia ainda O que fazer se “der um branco” na prova? Veja 3 dicas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.